Está concluída a fusão da fabricante francesa com a Lucent Techonologies. A partir de agora a empresa passa a denominar-se Alcatel-Lucent, actuando como fornecedor de soluções de comunicação por voz, dados e vídeo. Nos próximos três anos são esperadas receitas conjuntas na ordem dos 1,4 mil milhões de euros.




A nova organização possui "uma das maiores capacidades mundiais de I&D em comunicação" e está sedeada na capital francesa. O Conselho de Administração da Alcatel-Lucent está entregue a Serge Tchuruk que considera a empresa "um parceiro" para os seus clientes, "com a dimensão e a escala para desenhar, construir e gerir redes cada vez mais complexas que ofereçam serviços avançados de convergência e uma experiência de comunicação aos utilizadores", afirma em comunicado.



Os trabalhos da companhia irão centrar-se na execução, inovação e serviços no sector das telecomunicações. A área de transformação de redes é um dos focos da Alcatel-Lucent, que já se assume como um "líder em IPTV, acesso a banda larga, IP, IMS e redes de nova geração, e 3G (UMTS e CDMA)".



Alfredo Redondo é o responsável pela Unidade Regional Ibérica, que actua em Espanha, Portugal e Andorra como uma divisão dedicada à venda e suporte técnico, com responsabilidade total na condução do negócio na sua área.



O antigo presidente das actividades Alcatel na Ibéria e América Latina irá liderar as relações entre a empresa e a Telefónica e, paralelamente, assume o cargo de CEO da entidade legal da Alcatel-Lucent Espanha, em Madrid.



Com a união das duas companhias está previsto o despedimento de nove mil funcionários e a centralização das operações nos mercados Ásia-Pacífico, Europa e Norte, Europa e Sul e América do Norte, diz a nota de imprensa. Não foram ainda reveladas as alterações a registar na estrutura portuguesa.



Nos próximos três anos a empresa estima alcançar os 1,4 mil milhões de euros "em sinergias anuais de custos antes de impostos".



Com 79 mil colaboradores e operações em mais de 130 países, a Alcatel-Lucent detém uma equipa global de serviços da indústria e uma das maiores divisões de investigação, tecnologia e inovação na indústria de telecomunicações. A empresa, que possui 2,7 mil milhões de euros investidos em Investigação e Desenvolvimento e detém 25 mil patentes activas, alcançou em 2005 os 18,6 mil milhões de euros em receitas combinadas pró-forma.

Notícias Relacionadas:

2006-11-21 - Optimus implementa Mobile TV da Alcatel

2006-04-03- Alcatel e Lucent acordam fusão sem consequências negativas para Portugal