A Alcatel-Lucent e a HP assinaram uma aliança global que nos próximos 10 anos une as empresas na oferta de soluções de convergência entre telecomunicações e TI.

No âmbito do acordo as empresas vão promover em conjunto soluções e capacidades end-to-end para prestadores de serviços e empresas, que permitam transformar as actuais redes de comunicações em redes de nova geração convergentes, oferecendo ao utilizador uma interface única para ambas as vertentes.

As pequenas e médias empresas têm lugar de destaque próprio na parceria que une as duas empresas, bem como o sector público. Ambos terão à disposição soluções integradas dos dois fabricantes, na área da telefonia IP, comunicações unificadas, mobilidade, segurança e contact center. Estas soluções vão chegar ao cliente através de revendedores HP ou na forma de serviços geridos.

O mesmo acordo prevê que a HP passe a gerir grande parte da infra-estrutura TI da Alcatel-Lucent, uma opção que a empresa acredita que lhe permitirá conseguir poupanças significativas no tempo de vigência do acordo.

Recorde-se que a Alcatel-Lucent acumula perdas à nove trimestres consecutivos.