A Alcatel anunciou hoje a aquisição de duas empresas norte americanas especializadas nas áreas de conferência e colaboração e redes wireless. As aquisições da eDial e da Spatial Wireless somam perto de 230 milhões de euros, sendo que o negócio com a Spatial está avaliado em 202 milhões de euros.



Com estas aquisições a Alcatel reforça o seu portfólio de soluções empresariais, assim como as suas capacidades no fornecimento de soluções de comunicação para a crescente indústria móvel.



A eDial é uma star up com apenas 30 funcionários e a aquisição é fechada hoje pelo preço de 22 milhões de euros. As competências que interessaram à Alcatel centram-se nas plataformas de software para conferência de voz, dados e vídeo, assim como as soluções de colaboração em tempo real que integram instant messaging, partilha de aplicações e identificação de estado de ligação dos utilizadores.



As soluções da eDial vão integrar o software OmniTouch Unified Communication da Alcatel, servindo ainda como plataforma para as soluções de conferência da iniciativa Unified Interaction Management.



No caso da aquisição da Spatial Wireless, a Alcatel não fornece muitos pormenores sobre o interesse na integração desta empresa com a qual já mantinha uma parceria desde Março de 2004. Com 225 funcionários, a Spatial Wireless opera nos Estados Unidos (Texas) e na Índia e o negócio foi estimado em 202 milhões de euros.



Segundo o explicado em comunicado, a aquisição permite à Alcatel saltar das tecnologias de switching móvel tradicionais para soluções de Next-Generation Networks (NGN), preparadas para sistemas IP Multimédia (IMS). A Spatial comercializa o Atrium, um sistema de controle de gateways de media distribuídos e gere serviços de voz e dados em redes GSM/EDGE, 3G/UMTS e CDMA.



A conclusão deste negócio é esperada para o último trimestre de 2004, sendo ainda necessária a aprovação dos accionistas e das autoridades reguladoras.

Notícias Relacionadas:

2001-05-30 - Negociações entre Alcatel e Lucent terminam sem acordo

2000-02-23 - Alcatel compra Newbridge Networks

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.