Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo indicou que o aviso, denominado "SACCCT - Investigação Científica e Tecnológica - Projetos de IC&DT", tem as candidaturas abertas até 28 de março deste ano.

Segundo o organismo, a iniciativa visa "o desenvolvimento e reforço das capacidades de investigação científica e tecnológica no Alentejo, promovendo a excelência, a internacionalização e a criação de uma economia de elevado valor acrescentado".

"O aviso apoia projetos individuais alinhados com as prioridades da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (RIS3), abrangendo áreas estratégicas como bioenergia, economia circular, saúde, turismo sustentável, digitalização, energias renováveis, agricultura sustentável, entre outras", salientou.

A CCDR do Alentejo realçou que, entre as entidades elegíveis, estão instituições de ensino superior, institutos de investigação, entidades privadas sem fins lucrativos focadas em Investigação & Desenvolvimento (I&D), entre outras.

De acordo com o organismo, as operações devem ser realizadas na unidade territorial de nível II (NUTS II) Alentejo.

"Estas iniciativas visam não apenas criar conhecimento de relevância científica, mas também responder a desafios empresariais e societais, gerando valor e promovendo a inovação nos mercados", acrescentou.