Qual o segredo da Alibaba, a empresa chinesa de comércio eletrónico que protagonizou a maior entrada de sempre numa bolsa de valores, faturando uns respeitosos 25 mil milhões de dólares? A resposta mais correta possivelmente é: o seu potencial.



Com centenas de milhões de clientes apenas no mercado doméstico, a China, os investidores veem na empresa um grande potencial de crescimento à medida que cada vez mais pessoas estão a ter acesso à Internet no país asiático. E mais: a empresa tem um grande potencial de crescimento fora da China e o bom “marketing” da maior Oferta Pública Inicial (IPO na sigla em inglês) da história, abre portas para uma expansão europeia e americana.



Com o valor amealhado no primeiro dia em que esteve cotada, a Alibaba tornou-se mais valiosa do que o Facebook, a IBM, a Amazon e o eBay – estas últimas duas empresas são possivelmente as grandes rivais da Alibaba no plano de internacionalização. Na sexta-feira a Alibaba tinha um valor de mercado de 228 mil milhões de dólares.



De acordo com as explicações da Reuters, o IPO que inicialmente estava previsto render 21,8 mil milhões de dólares “cresceu” para os 25 mil milhões porque algumas entidades decidiram vender mais ações do que aquelas que estavam inicialmente previstas – devido à grande procura dos investidores.



O fundador da empresa, Jack Ma, e a Yahoo!, por exemplo, foram duas das entidades que decidiram vender mais ações. Também várias instituições financeiras decidiram fazê-lo.



Só na sexta-feira as ações da Alibaba chegaram a crescer 38% - outro recorde para uma empresa que vale mais de 10 mil milhões de dólares e que foi conseguido no dia da IPO.



Resta saber como vão responder os investidores e como vai a Alibaba gerir as próximas semanas, para não cair no mesmo erro do Facebook que também teve um primeiro dia auspicioso, mas que durante um ano perdeu valor de mercado de forma consistente.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico