O banco Millennium BCP estabeleceu uma parceria de cooperação no mercado português com a Alipay, uma plataforma de pagamento digital na China. O acordo permite ao banco português facilitar o pagamento de compras e serviços feitos por viajantes chineses em Portugal. Os turistas chineses podem utilizar a aplicação Alipay nas transações, evitando ter consigo elevadas somas de dinheiro.

Segundo dados do Turismo de Portugal, chegaram mais de 200.000 turistas chineses durante os primeiros nove meses de 2017. Com uma maior facilidade de pagamento, as compras por impulso poderão gerar mais receitas aos comerciantes locais que decidam introduzir este método de pagamento.

O acordo entre o Millenium BCP e a Alipay, que pertence ao grupo Alibaba, pretende expandir-se futuramente, procurando novas soluções para pagamentos online ou serviços de e-commerce, estabelecendo uma maior ligação entre as empresas e os clientes portugueses e chineses.

A Alipay é considerada a maior plataforma de pagamentos móveis e online no mundo, contando com cerca de 800 milhões de utilizadores. Nos cerca de 40 países onde opera, o sistema de carteira digital permite pagamentos desde viagens de táxi, a compra de bilhetes de cinema, o pagamento de contas ou a marcação de consultas médicas através da sua aplicação.