Já são conhecidos os seis projetos finalistas da quinta edição do Altice International Innovation Award 2021. Metade dos projetos inserem-se na categoria Academia e os restantes em Startups, num total de 80 candidaturas apresentadas este ano. Todos os projetos são provenientes de startups em fase de incubação, com origem em diferentes países europeus, estudantes de mestrado e doutoramento de instituições académicas portuguesas.
Os finalistas vão apresentar os seus projetos a “um júri de renome” durante a cerimónia de entrega de prémios. A categoria Startups tem um prémio monetário de 50 mil euros ao vencedor, assim como a possibilidade de concretização de um piloto com o Grupo Altice, com uma duração mínima de 9 meses. Na categoria Academia, o valor do prémio para o vencedor é de 25 mil euros.
Na categoria Academia, o primeiro projeto chama-se “Simulation of cardiovascular conditions in patient-specific 3D-printed model”, um projeto da autoria de Beatriz Maria das Neves Barro. Trata-se de uma simulação de condições cardiovasculares em modelos 3D, com o objetivo de promover uma redução de custos em treinos e investigação médica.
O projeto ReneWaste, da autoria de Jônatas Augusto Manzolli, é uma plataforma de m-commerce para a venda e compra de lixo que liga o utilizador final com as empresas de gestão de resíduos, fomentando a reciclagem e economia circular. Ainda na categoria Academia, o projeto Collision Avoidance on Unmanned Aerial Vehicles using Deep Neural Networks de Dário Pedro, propõe uma framework conceptual focada em veículos aéreos autónomos, numa solução de prevenção de colisão entre objetos.
Quanto à categoria Startups, o projeto SenseGlove é um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil para complementar o autoexame mamário, conectado a uma app para smartphones. O projeto VIBo Health é um scanner inteligente que tira vantagens da espectroscopia molecular não-evasiva, para realizar medições metabólicas relevantes de parâmetros de saúde, bem-estar e condição física. Por fim, o terceiro candidato é a Smartex.ai, uma solução baseada em inteligência artificial e visão computacional para inspecionar defeitos em têxteis, em tempo real.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para o dia 23 de novembro, na Estufa Fria em Lisboa. Além das duas categorias, a edição deste ano conta com a atribuição do prémio “Inclusive by Fundação Altice” com um valor de 15 mil euros. Este visa premiar tecnologias de informação e comunicação para a inclusão digital, soluções de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, sobretudo os que necessitam de cuidados especiais.
A Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a associar-se ao evento, distinguindo com o prémio BfK Awards o melhor projeto nascido do conhecimento resultante de atividades de I&D, que valorizem o conhecimento científico e tecnológico nacional, que contribua para o desenvolvimento da economia.
O júri do Altice International Innovation Award 2021 é composto por:
• Presidente do Júri: Alexandre Fonseca, Presidente Executivo Altice Portugal
• Alcino Lavrador, Diretor Geral Altice Labs
• Ana Estelita, Diretora da Fundação Altice
• Diana Ramos, Diretora do Jornal de Negócios
• Domingos Guimarães, Serial Entrepreneur and Business Angel
• Gabriela Figueiredo Dias, CEO da CMVM
• Helena Pereira, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia
• Joana Mendonça, Presidente da ANI
• Joaquim Cunha, Diretor Executivo do Health Cluster Portugal
• Licínio Pina, CEO do Crédito Agrícola
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Como seria um dia se a Inteligência Artificial estivesse integrada em todas as coisas? -
Site do dia
Aproveite o frio para andar de trenó no browser do computador -
App do dia
Aplicação invideo facilita a criação de vídeos com inteligência artificial -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários