![Alunos do IST ganharam entrada no Campus Party Europe mas podem ficar em Portugal](/assets/img/blank.png)
(Atualizada)
Participaram num desafio lançado pela organização do Campus Party Europe, que arranca na próxima terça-feira, 21 de agosto, em parceria com a Comissão Europeia. No âmbito do desafio partilharam ideias para o futuro da Europa e foram escolhidos entre participantes de toda a Europa.
A seleção valeu a alunos da Universidade Técnica de Lisboa - Instituto Superior Técnico e da Universidade de Évora entradas e alojamento naquele que vai ser o maior Campus Party de sempre, mas afinal uma parte dos alunos pode ficar em terra.
A participação portuguesa no The Big Think - Ideias para a Agenda Digital Europeia ficou limitada a universidades que "conseguiram reunir apoios para financiar a viagem dos seus alunos selecionados", explicava uma nota à imprensa da representação portuguesa do evento no início desta semana.
Estas universidades terão aceite o convite para participar no desafio - lançado a instituições de todo o país - por considerarem que tinham condições para alocar parte do seu orçamento para as viagens. Essas verbas seriam suportadas pelos fundos europeus à disposição de cada instituição, com a autorização da CE.
No entanto, uma vez escolhidos os alunos as autorizações que confirmam a possibilidade de inscrever as despesas de viagem nos fundos disponíveis para cada instituição demoraram a ser desbloqueadas.
Em Évora a situação já estará resolvida: os nove alunos da instituição que participaram no desafio seguem de avião para Berlim na próxima segunda-feira. No Instituto Superior Técnico continua a faltar luz verde de Bruxelas para garantir que a instituição pode canalizar parte do orçamento para as viagens dos 26 alunos escolhidos.
Não foi possível contactar ninguém do IST para obter mais esclarecimentos, uma vez que a instituição tem estado fechada durante as duas semanas que agora terminam.
O embaixador do Campus Party Europe em Portugal, Rui Vila-Chã Baptista, admitiu ontem ao TeK que "a confirmação por escrito de elegibilidade das despesas de viagem para a participação dos alunos do IST no CPE ainda não chegou e isso poderá comprometer a participação".
O responsável preferiu no entanto não fazer mais comentários por considerar que o assunto ainda pode resolver-se, garantindo que a organização do evento estará a fazer todos os esforços para ajudar a desbloquear a situação.
Note-se que a Comissão Europeia é um dos patrocinadores do Campus Party Europe e foi parceira no lançamento do desafio que criou a oportunidade de levar os estudantes portugueses a Berlim para participar no evento.
O Campus Party Europe realiza-se entre 21 e 26 de agosto e compreende 500 horas de atividades repartidas por 16 palcos e animadas por 450 oradores. Às palestras juntam-se workshops onde se aprende a programar robots ou a criar novas aplicações para smartphones e competições que colocam em jogo 65 mil euros em prémios.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: A viagem acabou por não se realizar devido à falta de autorização para financiar a deslocação a Berlim. O IST enviou um email aos alunos envolvidos confirmando a situação e referindo que em setembro será marcada uma reunião com os participantes para esclarecer a situação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários