A Amazon apresentou o número de assinantes da sua plataforma de música pela primeira vez, e ao que parece é surpreendente. A Amazon Music conta neste momento com mais de 55 milhões de assinantes em todo o mundo, destacando que só no último ano a subscrição Unlimited cresceu mais de 50%.

A empresa de Jeff Besos destacou os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão como os países com uma taxa de crescimento superior aos 50%; para além de dobrar os subscritores nos novos países em que está disponível, como França, Itália, Espanha e México, e expandiu-se para o Brasil na segunda metade de 2019, justificando assim o grande aumento.

Outras ofertas que contribuíram para o sucesso foi o serviço Amazon Music HD, disponibilizando música na melhor qualidade possível nas plataformas de streaming, assim como um serviço gratuito, suportado por publicidade nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

tek amazon

Dados do início do ano davam conta de que na última década o crescimento do streaming transformou a indústria da música, sendo atualmente responsável por 80% das receitas. A RIAA (Recording Industry Association of America) justifica o aumento com a popularidade dos smartphones junto dos consumidores. Em 2010, apenas 35% dos consumidores norte-americanos era portador de um smartphone; mas a percentagem chega agora aos 81%. A conveniência é outro fator importante, dado que é muito mais fácil utilizar um serviço de streaming do que ir a uma loja comprar um álbum ou descarregar discos por faixa.

Em comparação aos 55 milhões de assinantes revelados pela Amazon, a Apple conta com 60 milhões de subscritores, mas a marca da maçã exclui dos dados todos os formatos trial ou gratuitos. Já a plataforma líder, Spotify, tem um total de 113 milhões de assinaturas pagas, e no total 248 milhões incluindo os utilizadores da sua vertente gratuita.