Nenhuma gigante tecnologia quer ficar para trás no fenómeno tecnológico em redor da inteligência artificial generativa. E segundo o CEO da Amazon, Andy Jassy, todas as equipas da empresa estão a trabalhar e a contribuir para o desenvolvimento da tecnologia. Durante o encontro com acionistas, para a apresentação dos resultados do segundo trimestre da empresa, falou-se no investimento e compromisso da gigante do retalho em tecnologia concorrente ao ChatGPT e Bard.
O líder da empresa enfatizou o investimento significante que está a ser feito em inteligência artificial, com todas as áreas de negócio da Amazon envolvidas em múltiplos projetos. Andy Jassy sublinhou o papel da sua infraestrutura AWS e os serviços que podem suportar as aplicações de IA. Mas destacou também o papel que a IA tem na própria empresa.
Entre os exemplos dados da importância da IA, referiu a maior eficiência dos custos e a simplificação dos processos nas suas operações e claro, esta vai ser o “coração” de todas as experiências de apoio ao cliente que oferecer, sejam as lojas, o negócio de AWS e dos anúncios. E também nos seus equipamentos e forma como a empresa está a desenvolver a IA generativa para a Alexa e no entretenimento, cita o The Verge.
A publicação dá nota de que as novidades de IA generativa para a Alexa podem já ser apresentadas em setembro, durante um evento de novos equipamentos. A Alexa poderá beneficiar de uma melhoria no seu modelo de linguagem. No início do ano haviam sido listados novos postos de trabalho relacionados com a melhoria do Amazon Search, onde se inclui uma experiência de conversação interativa.
Além da Amazon, tudo indica que a Apple também está a trabalhar na sua versão do ChatGPT, o projeto Ajax, nome usado internamente, que foi desenvolvido a partir do framework para machine learning da Google, Jax, e corre sobre Google Cloud. Não há informações concretas sobre uma data provável para o lançamento comercial de alguma espécie de “Apple GPT”, mas acredita-se que isso poderá acontecer durante o próximo ano.
A Meta também está focada em criar soluções de IA generativa para o WhatsApp, Messenger e Instagram. Mark Zuckerberg revelou que a empresa está a desenvolver "personas" artificiais que deverão ajudar as plataformas sociais da gigante tecnológica a elevar as experiências que oferecem aos seus utilizadores. Mas o lançamento não está para breve, segundo sublinhou o CEO.
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