A Amazon pode lançar em breve uma segunda frente de loja online, só para produtos low-cost e para competir com a chinesa Temu. A informação está a ser divulgada pelo site The Information, que diz ter tido acesso a documentos enviados para parceiros da gigante americana do retalho.

Os documentos em questão apresentam condições de preço impostas pela Amazon para vender produtos na nova loja, em diferentes categorias. Segundo esta informação, o preço de referência para sofás é de 20 dólares, para roupa de cama 9 dólares e para joias 8 dólares, por exemplo.

Os envios serão feitos a partir de um centro de distribuição da empresa na China, em Guangdong e as entregas serão mais demoradas do que numa compra realizada na loja “normal” da Amazon. Alegadamente vão ter prazos de entrega entre os nove e 11 dias. Para os lojistas os custos de expedição serão reduzidos para menos de metade.

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A Temu tem dado mote para muitas histórias de más experiências de compra, entre produtos completamente diferentes dos anunciados e produtos que nunca chegam ao destino. Mas, o que é que facto é que a plataforma conseguiu “abanar” o comércio online em todo o mundo, com os seus preços incomparavelmente baixos.

A concorrência tem feito o que pode para reagir, o que na Europa passa sobretudo por pressionar os reguladores para apertarem o cerco à Temu, pelo facto de não cumprir as mesmas regras que as lojas europeias, acusa-se, atuando em concorrência desleal.

A Amazon aparentemente escolheu outro caminho e pode vir a usar toda a sua máquina de comércio eletrónico para lutar contra a Temu com as mesmas armas, adotando mesmo uma política que nunca teve de fixação de preços de referência. Nos Estados Unidos, no entanto, a Temu pode também não se livrar em breve de maior escrutínio por parte dos reguladores.