A Amazon estará em negociações para a compra da MGM, um gigante do cinema com um catálogo de mais de 4 mil filmes e 17 mil horas de programas de televisão, segundo dados divulgados pelo The Guardian no final do ano passado. 

Alguns exemplos sonantes deste catálogo são títulos como Rocky, Robocop, Vikings ou a série James Bond, que podem fazer o negócio valer qualquer coisa como 9 mil milhões de dólares e dar à Amazon um conjunto de argumentos renovados no entretenimento, onde a gigante do comércio eletrónico disponibiliza o serviço de subscrição Amazon Prime. 

Os rumores de negociações entre a Amazon e a MGM estão a ser divulgados por dois sites norte-americanos. A Variety é quem avança o valor de 9 mil milhões de dólares para a operação, acrescentando que as negociações estão a ser lideradas pelo vice-presidente dos Estúdios Amazon e Prime Video, Mike Hopkins, e pelo prsidente da MGM, Kevin Ulrich.

O The Information, que foi o primeiro a escrever sobre o tema, indica que a venda, se chegar a concretizar-se, deverá assumir um valor entre os 7 e os 10 mil milhões de dólares. 

A imprensa norte-americana refere ainda que os rumores de que os estúdios MGM estão à venda circulam desde finais do ano passado. O tema volta à ordem do dia, numa altura em que o país assiste a outro grande negócio na área dos media, com a confirmação de acordo entre a AT&T e o Discovery.   

A operação, confirmada esta semana, autonomiza a unidade de media da AT&T, a Warner Media (que integra a HBO e a CNN) e funde-a com o Discovery, para criar um gigante avaliado em 43 mil milhões de dólares. O negócio carece ainda de aprovação regulatória e, antes disso, tem também de ser aprovado pelos acionistas do Discovery. Só deverá por isso ficar concluído no próximo ano, mas marca uma mudança importante no sector, sobretudo para quem centra o negócio e serviços de subscrição, como é o caso da Netflix, mas também da Amazon.