Depois da Google escolher a cidade de Oeiras para instalar um novo hub tecnológico, a Amazon parece ser a próxima gigante a optar por Portugal para investir.

A notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, dá conta que a retalhista estará em conversações com o ma Câmara Municipal do Porto para se instalar na zona nobre da Boavista até ao final do primeiro trimestre de 2018.

Segundo o mesmo jornal, uma fonte oficial da Amazon apenas afirmou ter “uma política de longa data de não comentar rumores ou especulações”, enquanto que, por parte da Câmara do Porto e no Ministério da Economia não houve qualquer comentário sobre a matéria.

A empresa liderada por Jeff Bezos já desde 2016 que dava sinais de querer avançar para o mercado português, uma vez que não existe uma oferta direccionada ao mercado nacional. Uma das soluções para os portugueses é a de comprar na Amazon espanhola.

O primeiro passo foi a criação da ferramenta Marketplace que permitiu que as pequenas e médias empresas disponibilizassem os seus produtos em sites da Amazon na Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália.

Também em dezembro do ano passado, a retalhista começou a disponibilizar em Portugal alguns dos seus produtos, como as colunas inteligentes Echo, Echo Dot e Echo Plus, equipadas com a assistente virtual Alexa.