Depois da Google e Apple assumirem medidas para ajudar os pequenos developers de aplicações, reduzindo as suas taxas de 30 para 20%, mediante certos objetivos, é a vez da Amazon assumir o mesmo compromisso. Apelidado de Amazon Appstore Small Business Accelerator Program, o programa permite aos developers construírem um negócio escalável ao reduzir os custos da infraestrutura de cloud e começarem a partir do primeiro dia a obter melhores receitas das suas aplicações.

A Amazon refere que o programa entra em vigor a partir do quarto trimestre de 2021, direcionado a developers que tenham obtido menos de 1 milhão de dólares em receitas no anterior ano civil. Ao oferecer opções de crédito na sua cloud AWS, a Amazon diz que o programa beneficia o produtor até 90% das receitas. Ou seja, na prática, todos os developers elegíveis passam a ter uma partilha de 80/20 por defeito, somando-se a créditos promocionais na AWS equivalente a 10% das receitas.

A gigante tecnológica acredita que este “boost” vai facilitar a expansão dos pequenos negócios, de forma a produzir apps mais rápido. A empresa de Jeff Bezos refere ainda que numa sondagem recente aos produtos de apps para mobile, cerca de 94% indicaram que usam serviços de cloud nas suas operações de desenvolvimento. Dessa forma, a Amazon procura oferecer uma maior percentagem de receitas, mas também expandir o negócio da cloud aos pequenos developers.

Ainda dentro do plano do programa, a Amazon disse que pretende ajudar também a promover os conteúdos de novas formas, adicionando uma nova aba dedicada aos pequenos developers. “Acreditamos que estes investimentos na nossa comunidade global de developers vai gerar mais inovação com a Amazon Appstore e aumentar a seleção de apps para os nossos clientes”, lê-se no comunicado.

Nas regras do programa, os novos developers e aqueles que faturaram menos de 1 milhão no ano anterior são elegíveis ao programa. Assim que exceder o primeiro milhão de receitas, automaticamente passa às taxas de royalties anteriores e são cancelados os créditos na AWS. No caso de as receitas caírem abaixo de 1 milhão, no ano seguinte regressa ao programa.