Um novo estudo conduzido em parceria pelo Pew Internet & American Life Project e o New Millennium Research Project indica que 27 por cento dos internautas norte-americanos (34 milhões) já ouviu falar da Voz sobre IP ou VoIP (Voice over Internet Protocol) e que 13 por cento dos mesmos mostram-se receptivos à futura adopção da tecnologia para as suas casas.



Apesar destes quatro milhões de potenciais utilizadores, o uso efectivo da tecnologia nos lares norte-americanos é quase nulo. Entre os 2.204 inquiridos durante o estudo promovido em Fevereiro passado, via telefone, apenas um afirmou usar VoIP em sua casa. Dados que, segundo os promotores do estudo, evidenciam que a grande maioria dos cidadãos dos EUA ainda não está preparado para abandonar as suas linhas telefónicas fixas e móveis em detrimento da telefonia Internet.



O estudo indicou ainda que 11 por cento dos internautas, ou cerca de 14 milhões de americanos, já realizaram algum tipo de chamada através da Internet, a partir do trabalho, de casa, ou fazendo o download de software gratuito que permite chamadas entre computadores ligados à Web.



Afirmando que não é uma questão de chegar ou não a todos os americanos, mas de quanto tempo vai demorar a chegar, o Pew Internet & American Life Project e o Millennium Research Project aconselham os reguladores norte-americanos a reverem o quanto antes as políticas para o VoIP, "de modo a minimizar incertezas regulamentares para empresas e consumidores", referem em comunicado.



Notícias Relacionadas:

2003-12-03 - Regulador americano pondera regulamentação da VoIP