No final do terceiro trimestre deste ano, o número de subscrições de serviços de acesso à Internet atingiu os 6,54 milhões, revelam dados da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações. Correspondente a uma
taxa de penetração de 62,8 por cento, o mesmo valor traduz um crescimento de 6,3 por cento face ao segundo trimestre do ano e de 38,6 por cento comparativamente a igual período de 2002.



Segundo o regulador, do total de subscrições, 93,5 por cento corresponde à modalidade de acesso dial up - que cresceu 5,8 por cento entre trimestres - e a parte restante ao acesso por banda larga, cabo e ADSL.



Com um crescimento anual de 123,2 por cento no parque de clientes, a banda larga contabiliza actualmente 423 mil clientes e a uma taxa de penetração de 4,1 por cento, refere a Anacom em comunicado. O crescimento trimestral observado para o mesmo tipo de acessos foi de 14,5 por cento. Entre os subscritores dos serviços de banda larga, 66,3 por cento acede através das redes de cabo, enquanto os restantes utiliza tecnologia ADSL.



Num crescimento de 6,8 por cento face ao trimestre anterior, os acessos por cabo chegaram aos 280 mil no final do terceiro trimestre deste ano. Já os utilizadores acessos por ADSL totalizam 143 mil clientes, valor que reflecte um crescimento trimestral de 33,4 por cento.



Em comunicado, a Anacom refere ainda que no final de Setembro, encontravam-se registadas 51 entidades habilitadas para a prestação do serviço de acesso à Internet, das quais apenas 26 estavam a prestar o serviço.



No que respeita às entidades não activas, 14 ainda não tinham iniciado a actividade, enquanto 11 não se encontravam a prestar o serviço por terem cessado ou suspendido a prestação do mesmo, mantendo, no entanto, o
respectivo registo.



O regulador salienta ainda que é possível que se verifique alguma sobre-estimação do número de clientes de acesso dial up, "na medida em que é de prever que existam situações em que um utilizador recorra a mais de um ISP".


Notícias Relacionadas:

2003-09-17 - Acessos à Internet crescem 148,4 por cento no segundo trimestre

2003-09-11 - Utilização da Internet e computadores continua a crescer em Portugal

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.