Esta sexta-feira a empresa revelou os números de vendas do seu último smartphone e com isso fica a saber-se que o último trimestre esteve abaixo das previsões dos analistas. Também não compara bem com as vendas registadas nos três meses anteriores.

No trimestre terminado no final de março, avança a Cnet, a empresa vendeu 600 mil unidades do seu primeiro smartphone com Android, a derradeira aposta numa estratégia onde o principal objetivo é recuperar mercado. No trimestre anterior tinham sido vendidas 700 mil unidades e as previsões dos analistas para este trimestre fixavam-se nas 850 mil unidades.

O BlackBerry chegou às lojas em novembro do ano passado. Como a marca nos Estados Unidos optou por avançar de forma faseada nos diferentes operadores, a expectativa era de que o número de equipamentos vendidos continuasse a crescer, à medida que a base de clientes se alargava. Mas isso tem acontecido de forma tímida e o telefone ainda está a ser lançado fora dos Estados Unidos.     

Recorde-se que a BlackBerry já tinha dito que o futuro da estratégia da fabricante no domínio dos equipamentos móveis depende em larga medida das vendas do Priv, que o CEO da marca tem comentado de forma favorável, mesmo não sendo isso que os números parecem indicar. Ainda assim os equipamentos continuam a ser a maior fonte de receita da BlackBerry, que no seu quarto trimestre fiscal somou perdas de 238 milhões de dólares e receitas de 464 milhões de dólares.