Apresentada pela autarquia da cidade, em nome do consórcio que mantém com a Universidade do Minho e o Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho, a candidatura do projecto Braga Digital ao Programa Operacional para a Sociedade da Informação recebeu 10,543 milhões de euros do anterior Governo, informou a agência LUSA, citando uma fonte do Gabinete da Presidência da Câmara Municipal.



Esta compartição financeira foi aprovada mediante um despacho emitido pelo anterior ministro da Ciência e da Tecnologia, José Mariano Gago, no contexto da iniciativa "Das cidades digitais ao Portugal digital".



O projecto Braga Digital tem como objectivo impulsionar a utilização das tecnologias da informação e da comunicação em áreas temáticas no concelho de Braga, pretendendo contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.



Tendo como prazo de finalização Março de 2005, o projecto Braga Digital está dividido em 32 acções relativas à gestão de tráfego e do parqueamento, roteiros pedonais, gestão de transportes urbanos, monitorização da qualidade do ar, água e ambiente bem como dos níveis do ruído, instrumentação de edifícios, tele-leitura e tele-facturação.



O programa prevê ainda intervenções no domínio do apoio a doentes internados, acamados, idosos e sinistrados, como no tele-ordering industrial, numa feira digital, na telebolsa imobiliária, museus virtuais e tele-apoio extracurricular. A autarquia de Braga tinha já apresentado ao POSI projectos de instalação de dois espaços Internet que foram aprovados.


Notícias Relacionadas:

2001-10-29 - Programa Cidades e Regiões Digitais arranca hoje

2001-02-07 - Portugal Digital: Conselho de Ministros debruça-se sobre SI

2000-05-04 - Cooperação entre Cidades Digitais precisa-se