O Governo vai investir na digitização do país, numa estratégia focada em criar oportunidades para a população, gerar mais empregos e obter maior retorno do PIB. Enquadrado no Programa Nacional de Reforma, o Primeiro Ministro António Costa assumiu um compromisso com a Cisco para aprofundar e usufruir das oportunidades geradas através da economia digital.

Portugal é atualmente um mercado apelativo e alvo de investimento das grandes empresas tecnológicas, como por exemplo a Google, que vai abrir um hub tecnológico brevemente em Lisboa. O governo quer aproveitar a boleia e atualizar a plataforma digital, criando mais oportunidades de negócios e incentivos à criação de startups.

A Cisco já está em Portugal há 20 anos, tendo criado um dos principais centros de operações EMEAR e vai ajudar o governo a implementar plataformas digitais seguras, melhorando a eficiência e flexibilidade dos negócios e reduzir custos. Os ministérios da saúde, justiça e defesa são os principais alvos de modernização e transformação digital.

A cibersegurança é uma das preocupações do Governo e as plataformas do Gabinete Nacional de Segurança e outros ministérios serão reforçados. Sofia Tenreiro, diretora geral da Cisco, confirmou ao SAPO TEK que a questão da segurança será implementada segundo as recentes recomendações da Comissão Europeia para o combate ao conteúdo ilegal online. Esta medida foca-se sobretudo pelo crescimento da Internet das Coisas onde os desafios da cibersegurança são “considerados efeitos colaterais no crescimento tecnológico caracterizado pelo aumento do poder computacional, do volume de dados ou da velocidade da internet”, segundo Sofia Tenreiro.

Outra área onde a Cisco irá atuar na reformulação digital é a educação, através do seu programa de formação NetAcad, que será introduzido nas escolas secundárias e acessível à população com idade superior a 45 anos. O programa consiste em cursos de especialização de redes e cibersegurança.

Sofia Tenreiro, diretora geral da Cisco.
"Uma rede segura é a grande base para ajudar as organizações a enfrentar aquela que é umas das maiores transições tecnológicas de sempre, tornando-as “digital-ready”, refere Sofia Tenreiro, diretora geral da Cisco.

O turismo, transportes, as cidades e regiões serão também reformuladas, no objetivo de crescimento na mobilidade e a chamada Indústria 4.0, através do acesso a serviços wireless. “A transformação digital implica conectar o que ainda não está conectado e aumentar o número de dispositivos ligados simultaneamente”, refere a diretora da Cisco, salientando o impacto que terá na criação de profissões adaptadas à nova era digital.

A inteligência artificial e o machine learning foram assuntos tocados por Sofia Tenreiro ao SAPO TEK, referindo que a sua implementação tornará os tempos de resposta mais rápidos e mais precisos, ao mesmo tempo que ensinará aos sistemas de segurança a detetar possíveis ameaças.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.