A Comissão Europeia respondeu finalmente à sua promessa feita em setembro de 2017 sobre a monitorização de conteúdos ilegais disponibilizados online, reforçando a necessidade de introdução de ferramentas de deteção e remoção, assim como disponibilidade para incluir eventuais novas medidas legislativas, a fim de complementar o regulamento em vigor.

A Comissão listou recomendações e medidas operacionais a tomar pelos Estados Membros e empresas em antecipação a eventuais propostas de legislação. A lista foca-se em recomendações a tomar contra conteúdos ilegais, incluindo o terrorismo, incentivo ao ódio e violência, material relacionado ao abuso sexual de crianças, produtos contrafeitos e quebras de direitos de autor.

Bruxelas quer maior esforço das redes sociais na proteção dos consumidores
Bruxelas quer maior esforço das redes sociais na proteção dos consumidores
Ver artigo

As plataformas online têm crescido como principal catalisador de acesso à informação, por isso a indústria tem de assumir a principal responsabilidade de assegurar um ambiente seguro aos seus clientes. A Comissão, através do de um comunicado, salienta que o que é ilegal offline é também ilegal online, reconhecendo o esforço que diversas plataformas têm feito para remover esses conteúdos ilícitos, mostrando resultados. Por exemplo, cerca de 70 por cento de conteúdo ligado ao incentivo ao ódio é retirado, onde 80 por cento dos casos são eliminados em 24 horas. Ainda assim, considera que há espaço significativo para mais ações, sobretudo no que diz respeito ao tópico do terrorismo e os respetivos riscos de segurança.

Recomendações da Comissão Europeia
A Comissão Europeia listou recomendações que considera fundamentais para tornar as plataformas online mais seguras. Em primeiro lugar as empresas devem estabelecer regras transparentes e de fácil compreensão para notificar conteúdo ilegal. Sobretudo procedimentos para evitar a remoção não intencionada de conteúdos legais, alertando os produtores dessas decisões e a oportunidade de contestarem essas decisões. Para ajudar o sistema de notificações a fluir, as empresas devem fornecer ferramentas proativas para detetar e remover o conteúdo ilegal, sobretudo aquele que não necessita de contextualização para ser declarado ilícito, tais como terrorismo, material relacionado com abuso sexual de menores ou produtos contrafeitos.

O terceiro ponto foca-se na preocupação da Comissão em assegurar direitos fundamentais da liberdade de expressão e regras de proteção de informação. Para isso as empresas têm de garantir salvaguardas para que as decisões de remover conteúdos sejam fundamentadas e bem argumentadas, especialmente quando são utilizadas ferramentas automáticas. Para tal, é recomendada maior supervisão e verificação humana para evitar abusos de algoritmos complexos como a recente censura da foto da “Venus de Willendorf”.

A Comissão Europeia recomenda a cooperação entre as grandes e pequenas empresas, através de partilhas de experiências, boas práticas e soluções tecnológicas, para defender as plataformas mais pequenas e com recursos mais limitados. A cooperação com as autoridades é considerada essencial e são feitas recomendações às empresas para informarem os agentes policiais sobre qualquer suspeita de crimes e conteúdos ilegais que surjam.

O terrorismo é um ponto salientando nas recomendações, e a sua proliferação é uma das prioridades a tratar. Para tal as empresas necessitam de retirar os conteúdos ligados ao terrorismo até uma hora após terem sido colocados online. Devem ser implementados mecanismos proativos de deteção e remoção automática, otimizar e partilhar as ferramentas existentes com as pequenas empresas e cooperar com maior eficácia com as autoridades, como a Europol.

A Comissão refere ainda que os Estados Membros devem detetar e reportar com frequência, de preferência trimestralmente, as suas informações e relatórios de cooperação entre as empresas para eliminar o conteúdo terrorista online; e a cada seis meses para qualquer outro tipo de conteúdos ilegais.

Os próximos passos da Comissão Europeia passam por analisar as ações tomadas com base nas recomendações e determinar a necessidade de legislação adicional.