A Apple diz ter arranjado uma forma para contornar a suspensão de venda de alguns dos seus modelos de iPhone na China: uma atualização de software.

Planeado para o início da próxima semana, o lançamento da atualização pretende dar resposta às questões que levaram os tribunais chineses a considerarem que o iPhone 6S, 6S Plus, 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e X violam patentes da Qualcomm, referiu a Apple em declarações à Reuters.

A decisão da justiça chinesa de proibição de importação e venda dos modelos decorre de uma queixa apresentada pela Qualcomm relativa a duas patentes e, supostamente, baseia-se na infração de tecnologia relacionada com o redimensionamento de imagens e com a gestão de aplicações.

Quando a proibição foi anunciada pela primeira vez, a Apple terá chegado a afirmar que o iOS 12 - a versão mais recente do seu sistema operativo móvel - não desrespeita essas patentes. A ser verdade, o lançamento de software que force os modelos de iPhone afetados a atualizarem para o iOS 12 pode ser suficiente para reverter a decisão.

Refira-se que a Apple recorreu imediatamente da decisão, na altura em que foi emitida, garantindo que os seus smartphones continuavam a ser vendidos entretanto.

Sobre se a decisão será efetivamente revertida, levantam-se algumas (muitas?) dúvidas, já que a Qualcomm decidiu acrescentar à queixa os recentes iPhone XS e XR, que trazem iOS 12 pré-instalado – a tal versão do sistema operativo que a Apple garante não violar as patentes da fabricante de processadores...

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.