A Apple confirmou a aquisição de uma startup de Los Angeles, que se dedica ao desenvolvimento de soluções de realidade aumentada. A notícia chega poucos dias depois de a empresa anunciar o seu, mais que aguardado, headset de realidade mista da marca. Uma das grandes estrelas da conferência de programadores deste ano da Apple, o Vision Pro, foi finalmente revelado e sabe-se agora que vai poder ser comprado por 3.499 dólares.

A Mira tem alguns projetos de referência na área da realidade aumentada. Um destes projetos é com a Nintendo. Foi a Mira que desenvolveu o headset usado na viagem Mario Kart Ride, que pode experimentar quem visitar o Super Mario World no parque da Universal Studios em Los Angeles, ou no Japão. O dispositivo permite ir adicionando personagens e itens virtuais, à medida que a viagem avança.

A empresa tem também acordos com entidades militares do governo norte-americano. Um contrato no valor de 702 mil dólares com a Marinha dos EUA, segundo informação pública, e um outro acordo com a Força Aérea. Este último prevê a utilização do headset da marca por pilotos de uma base militar, onde têm acesso à informação e instruções de utilização de equipamentos.

Mira - Prism Pro
créditos: Mira

A Mira descreve-se a si própria como a empresa que "desenvolve as soluções de hardware + software de realidade aumentada mais escaláveis do mercado - permitindo que os trabalhadores da linha da frente tirem partido de ferramentas de comunicação e informação quando mais precisam". O headset de realidade aumentada da marca é o Prism Pro, apresentado no site precisamente como uma solução para apoiar trabalhadores na linha da frente (fábricas, armazéns, etc).

É oficial: Apple entra no reino da Realidade Aumentada com o headset Vision Pro
É oficial: Apple entra no reino da Realidade Aumentada com o headset Vision Pro
Ver artigo

A notícia da aquisição foi avançada pelo The Verge, que recebeu entretanto a confirmação oficial da Apple. O site conseguiu também um comentário oficial da fabricante, que pouco revela sobre os planos da Apple para a Mira. “A Apple compra empresas de tecnologia mais pequenas de tempos a tempos e geralmente não discute nem o propósito nem os planos para essas aquisições”, refere essa nota.

A Mira conseguiu até à data angariar 17 milhões de dólares junto de investidores. O negócio com a Apple terá sido intermediado por Jony Ive, antigo responsável pelo design dos produtos da Apple, que terá aqui assumido o papel de conselheiro, segundo o The Verge.