A Apple pode ter comprado a empresa Novauris, que desenvolve tecnologias de reconhecimento de voz. A marca da maçã não confirmou diretamente a aquisição, dizendo apenas que “de tempos em tempos compramos empresas tecnológicas mais pequenas”. No entanto a imprensa internacional dá a compra como um dado adquirido.



O negócio entre a Apple e a Novauris pode ter acontecido inclusive no ano passado, isto porque de acordo com o TechCrunch os elementos da Novauris já estão a trabalhar com a equipa do Siri.



O assistente pessoal da Apple pode no médio prazo ganhar capacidades de processamento de comandos em modo offline, como analisa o Engadget. A acontecer, isto seria uma grande vantagem sobre as propostas das tecnológicas concorrentes. O Google tem o serviço Now, enquanto a Microsoft apresentou recentemente o Cortana.



Mas a aquisição da empresa pode estar relacionada com outros “campos”. A Novauris tem a tecnologia de reconhecimento local e através de servidores patenteada, e a empresa tem licenciado a tecnologia a várias empresas de topo: Verizon Wireless, Panasonic e Samsung. A Apple pode ter conseguido aqui mais uma fonte de receita e quem sabe, no futuro, uma forma de impedir a utilização da tecnologia nos players rivais.



Um Siri mais robusto será também a resposta da Apple para as exigências maiores que o assistente vai viver nos próximos tempos, sobretudo através do sistema CarPlay – ferramenta onde o Siri é o principal ponto de ligação entre o condutor e a consola multimédia do veículo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico