Receando o escalar das tensões entre os Estados Unidos e a China, a Apple pediu à Foxconn, a sua principal fabricante chinesa, para deslocar parte das linhas de produção do iPad e MacBook para o Vietname.
Segundo fontes a que a Reuters teve acesso, a gigante de Cupertino procura diversificar a localização das suas fabricantes, de forma a aliviar os impactos da guerra comercial. Ao que tudo indica, a Foxconn já está a preparar as linhas de produção na sua fábrica localizada na província de Bac Giang, no noroeste do Vietname, e espera-se que estejam operacionais no primeiro semestre de 2021.
Em declarações à agência noticiosa, a Foxconn recusou-se a fazer qualquer comentário acerca da deslocação de parte da produção dos equipamentos da Apple, devido à “política da empresa e por motivos de sensibilidade comercial”.
De acordo com o jornal económico Nikkei, a Foxconn está a planear um investimento de 270 milhões de dólares no Vietname com o objetivo de aumentar a sua capacidade de produção. A fabricante poderá deslocar mais de 30% das suas linhas de produção para fora da China.
Recorde-se que, ainda em 2019, a Apple pediu aos seus principais fabricantes que avaliassem o custo da transferência de 15% a 30% da sua capacidade de produção da China para o Sudeste Asiático. Na altura, a empresa liderada por Tim Cook também temia os impactos negativos da guerra comercial entre Washington e Pequim e considerava que depender demasiado das fábricas chinesas seria arriscado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários