Em outubro, os indicadores do mercado de smartphones monstraram que este a crescer, registando um aumento de 2% a nível de envios de dispositivos móveis para as lojas, atingindo as 366 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2019. No entanto, os lucros obtidos no mesmo período diminuíram na ordem dos 11%, não ultrapassando os 12 mil milhões de dólares, revela a mais recente análise da Counterpoint. Neste panorama, 66% dos lucros de toda a indústria pertencem à Apple.

De acordo com os analistas, além de ter lucrado cerca de 8 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2019, a empresa da maçã registou também 32% das receitas de todo o mercado de smartphones. Os especialistas indicam que o elevado número de utilizadores leais aos dispositivos premium da marca nos mercados norte-americano, europeu e japonês é o principal motivo por trás das receitas e lucros registados no período em análise.

Receitas do mercado global de smartphones
Créditos: Counterpoint
Mercado global de smartphones cresce pela primeira vez desde 2017
Mercado global de smartphones cresce pela primeira vez desde 2017
Ver artigo

Já no segundo lugar do “pódio” está a Samsung. Da totalidade dos lucros de toda a indústria mundial de smartphones durante o terceiro trimestre de 2019, cerca de 17% pertencem à fabricante sul-coreana. Os analistas indicam que na origem dos valores registados está o bom desempenho dos Galaxy A e Note 10 nos mercados.

Os lucros de fabricantes chinesas como a Huawei, Oppo, Vivo e Xiaomi mantiveram-se baixos, embora revelem uma melhoria em comparação com anos anteriores. As empresas têm vindo a estabelecer-se em mercados fora da China, captando a atenção dos consumidores com propostas mais “em conta”. Segundo os especialistas, algumas das marcas estão a diversificar os serviços que oferecem de forma a aumentar os seus lucros, pois está a tornar-se cada vez mais difícil para as empresas em questão aumentar os preços dos seus smartphones.

A Counterpoint indica que, nos próximos trimestres, a adoção do 5G por parte das fabricantes fará com que as suas receitas cresçam. No entanto, os analistas alertam que a utilização cada vez mais comum da tecnologia nos smartphones fará com que os custos aumentem, algo que poderá levar a um decréscimo no que toca aos lucros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.