O mercado de smartphones está a dar indicadores de que está a crescer após dois anos de decréscimo. De acordo com as conclusões do mais recente relatório da Stratagy Analytics, o nível de envios de dispositivos móveis para as lojas aumentou 2%, atingindo as 366 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2019.

Em comparação com o mesmo período em 2018, a Samsung registou um crescimento de 8%, sendo a empresa que mais smartphones enviou, atingindo a marca dos 78,2 milhões de unidades enviadas. O segundo lugar é ocupado pela Huawei, a qual surpreendeu os analistas com um aumento de 29% nas suas remessas desde o ano passado.

Evolução do mercado global de smartphones desde 2017
Evolução do mercado global de smartphones desde 2017 créditos: Stratagy Analytics

Ao contrário da Samsung e da Huawei, a Apple, a qual desceu para a terceira posição da tabela registou um decréscimo de 3%. No entanto, os analistas afirmam que a empresa da maçã está a estabilizar, devido a baixa nos preços do iPhone 11 e à maior procura nos mercados asiáticos e norte-americanos. Tal como a gigante de Cupertino, a Xiaomi e a OPPO não conseguiram atingir um crescimento positivo no terceiro trimestre de 2019.

Comparação do nível de crescimento entre marcas de smartphones
Comparação do nível de crescimento entre marcas de smartphones créditos: Stratagy Analytics
Lucros da Samsung voltam a cair e o maior “culpado” é o mercado de chips de memória
Lucros da Samsung voltam a cair e o maior “culpado” é o mercado de chips de memória
Ver artigo

Embora tenha registado uma queda nos seus lucros, a Samsung conseguiu manter a liderança do mercado global de smartphones, detendo 21% da sua totalidade. Os especialistas indicam que o Galaxy Note 10 fez impulsionar não só as remessas, mas também as vendas da fabricante sul-coreana.

A Huawei conseguiu aumentar em 4% a sua fatia do “bolo” do mercado internacional de smartphones, passando para os 18%. Os efeitos da guerra comercial entre a fabricante e o governo de Donald Trump conseguiram ser contornados devido às vendas dos seus dispositivos móveis na China. Já a Apple, como a Xiaomi e a OPPO registaram baixos crescimentos no que toca à sua quota de mercado, sendo que não chegaram a ultrapassar a casa de 1%.

Comparação da quota de mercado das empresas de smarphones entre 2018 e 2019
Comparação da quota de mercado das empresas de smarphones entre 2018 e 2019 créditos: Stratagy Analytics

“A procura mundial por smartphones está a recuperar devido à forte competição entre vendedores a nível de preços, assim como a inovações tecnológicas à semelhança do 5G”, afirma Linda Sui, Diretora da Strategy Analytics citada em comunicado à imprensa.