De forma a produzir internamente mais componentes tecnológicos, a Apple adquiriu uma parte da fabricante europeia Dialog Semicondutor, especialista na construção de processadores. O negócio, avaliado em 300 milhões de dólares, garante o licenciamento de algumas tecnologias ligadas à gestão de alimentação.

Foram também transferidos 300 engenheiros (cerca de 16% da mão-de-obra) para a Apple, com a empresa a garantir 300 milhões de dólares adicionais para investimentos futuros na Dialog nos próximos três anos. Segundo o comunicado da Dialog, os engenheiros que passaram para a Apple já trabalhavam com a empresa há muitos anos, tornando-se especialistas no desenvolvimento de processadores. A transição irá permitir uma colaboração ainda mais próxima e eficaz, refere a tecnológica.

Até 2021, a Apple terá investido 600 milhões de dólares, prevendo-se o desenvolvimento de tecnologias ligadas à gestão de alimentação, subsistemas de áudio, carregamento e outros componentes ligados aos circuitos integrados. Com este investimento, a Dialog pretende acelerar investimentos na área de IoT, mobile, sistemas de automóveis, computação e armazenamento. A empresa quer ainda iniciar um programa de reaquisição de até 10% das suas ações.