A Apple está em processo de aquisição da startup de tecnologia para veículos autónomos Drive.ai, de acordo com a publicação The Information. A Drive.ai tem estado a atravessar dificuldades financeiras, pelo que a empresa de Cupertino veria no negócio uma boa oportunidade para impulsionar o seu desenvolvimento de carros autónomos, absorvendo o talento em engenharia da startup.

Segundo a mesma publicação, a Drive.ai tem estado à procura de comprador pelo menos desde março deste ano. A empresa conta com cerca de 100 engenheiros nos seus quadros, sendo que, de acordo com a The Information, algumas dezenas poderão vir a ser integrados na Apple num futuro próximo. No entanto, ainda nenhuma das empresas confirmou oficialmente a existência de negociações.

A Apple dispensou quase 200 funcionários do departamento de veículos autónomos no início do ano. Contudo, a confirmar-se esta notícia, significa que os planos da empresa liderada por Tim Cook não passam por encerrar definitivamente o departamento.

No mesmo sentido, já tinha sido divulgado pela Reuters em abril que a Apple estaria em conversações com pelo menos quatro fornecedores, com o objetivo de desenvolver um revolucionário sistema LIDAR para veículos autónomos. Ao adquirir a Drive.ai, a Apple poderia garantir um forte impulso para este departamento, tirando partido dos avançados conhecimentos dos engenheiros da startup no que diz respeito a software para veículos autónomos