As áreas de tecnologia e electrónica foram das poucas que escaparam às quebras registadas pelas maiores marcas mundiais nos últimos meses. Segundo a Brand Finance, uma consultora que avalia o valor das marca em várias áreas, a Apple foi uma das que mais cresceu, aumentando em um terço o valor da marca e ultrapassando pela primeira vez a Microsoft.

No ranking agora divulgado das 100 maiores marcas mundiais, que pode ser consultado na íntegra neste link a Google mantém o primeiro lugar, com a marca a valer 48,2 mil milhões de dólares, enquanto a Apple assume o segundo lugar, com 39.3 mil milhões e a Microsoft é relegada para a terceira posição, com 39,005 mil milhões de dólares de valor da marca. A IBM está em quarto lugar, com a marca da big blue a valer 35,9 mil milhões de dólares.

No top ten cabem ainda mais duas marcas "tecnológicas": a Vodafone em sexto lugar e a AT&T em nono.

[caption]Nome imagem[/caption]

O valor das marcas é diferente do valor das empresas, mas o seu peso é calculado pela Brand Finance no negócio de cada uma das companhias de acordo com uma série de critérios. O ranking, que está disponível para vários sectores e países, é um dos que tem maior reconhecimento pelo mercado.

Se olharmos para o valor das empresas a Apple sobe para primeiro lugar destacado entre as tecnológicas, com uma avaliação de 322 mil milhões de dólares, mesmo assim atrás da General Electric, avaliada em 418 mil milhões por esta consultora. A Google e a Microsoft valem, respectivamente, 147 e 154 mil milhões.

Recorde-se que no início deste ano a Apple tinha sido eleita a mais valiosa do mundo pela consultora Millward Brown. Em Agosto a empresa que ainda era liderada por Steve Jobs chegou a ultrapassar a Exxon Mobil em cotação bolsista.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.