A tecnológica norte-americana vai investir 45 milhões de dólares na construção de um novo centro de investigação e desenvolvimento que será utilizado principalmente para apoiar a criação de novas peças de hardware.

A empresa escolheu a capital chinesa para sediar esta nova infraestrutura que, assim, será o primeiro centro de investigação da Apple no país.

Segundo o The Wall Street Journal, esta iniciativa vai gerar 500 novos postos de trabalho que vão servir para estudar, criar e desenvolver novas propostas de equipamentos para a área das comunicações, do áudio, do visual e dos computadores.

A notícia surge no seguimento de uma visita à China, no passado mês de agosto, em que Tim Cook prometeu maior investimento da Apple no país. Um dos planos detalhados na altura prendia-se, exatamente, com a inauguração de um centro de investigação ainda durante este ano.

Recorde-se que, embora a China represente uma base essencial para o sucesso da empresa, que ali tem várias linhas de produção e uma boa fatia das suas vendas totais, os números comerciais do iPhone têm vindo a descer nos últimos meses. Para além disso, a Apple viu o iTunes e o iBooks a serem "desligados" no país, uma medida que levou o CEO da tecnológica a visitar a China nos meses seguintes.