Depois de alguns meses de experiência com clientes "da casa", a primeira Amazon Go abre ao público esta segunda-feira, dia 22 de janeiro. O minimercado, cujo conceito gira em torno da automatização, não têm qualquer caixa de pagamento, sendo que as compras são pagas e registadas através do smartphone assim que o cliente sair da loja.

Desde meados de 2016 que o minimercado está aberto a empregados da Amazon.

O Recode já teve oportunidade de espreitar o interior do espaço. Veja as imagens:

 

A única exceção à presença da mão de obra humana dá-se na secção de bebidas alcoólicas, onde estará um empregado a confirmar a idade dos clientes de forma a assegurar que nenhuma bebida é vendida a menores de 21 anos.

Para comprar nesta Amazon Go, que fica em Seattle, Estados Unidos, o cliente tem apenas de fazer scan de uma app instantânea, que fica disponível enquanto estiver dentro da loja, recolher os produtos que quer levar, e sair. Tudo o resto é feito automaticamente.

Recorde-se que a empresa de Jeff Bezos tem planos para expandir negócio na indústria do retalho físico. A aquisição da cadeira de supermercados Whole Foods cimentou as suas intenções nesse sentido. Em 2016 a empresa comunicou que tinha intenções de abrir 2 mil lojas ao longo dos próximos anos, sendo que todas eles deverão apresentar conceitos disruptivos como é o caso desta.