A linha de televisores Neo QLED é a estrela da nova gama de TV da Samsung para 2022 e os principais detalhes já tinham sido apresentadas numa conferência internacional que o SAPO TEK acompanhou. Agora conseguimos já verificar ao vivo as novidades da tecnologia que garante uma evolução da experiência de visualização com os quantum mini LEDs e o processador neural Quantum 8K, que fazem a diferença na imagem face a outras gamas de televisores mas que também trazem melhorias no design, usabilidade, ligação a dispositivos externos e no som.
Nuno Cunha, responsável de vendas para Portugal, explicou ao SAPO TEK que a nova linha de televisores está a ser em acolhida pelo mercado e que as vendas estão em linha com as expectativas, mesmo dos modelos mais caros, cujo preço chega aos 12 mil euros.
Clique nas imagens para mais detalhe sobre os novos modelos Neo QLED
“As pessoas estão a comprar cada vez produtos melhores, já não se contentam com o produto mais barato”, adiantou ao SAPO TEK, referindo que “vemos um aumento do preço médio de venda, que foi mais de 20% nestes anos pandemia”. O facto de as pessoas passarem mais tempo em casa fez com que investissem mais nos equipamentos, incluindo as TVs, uma tendência que é reconhecida pela GfK.
A Samsung reconhece também um maior interesse na personalização. “Os nossos clientes procuram mais personalização, produtos como a The Frame ou a The Sero, para criar soluções diferenciadas em design do que o que conseguem com um produto convencional”, justifica.
A crise de produção e logística que resultou da falta de semicondutores e dos problemas de entrega já está ultrapassada e Nuno Cunha explica que a Samsung já conseguiu estabilizar a cadeia de fornecimento de TV. Mesmo assim, quando faz a projeção para o final do ano, admite que há ainda imponderáveis, em especial o crescimento da inflação e a guerra, que “são sempre um ponto de interrogação” mas que não estão, para já, a afetar as expectativas.
“A nossa projeção para o mercado é otimista. Tínhamos uma projeção de crescimento para o mercado e achamos que vai crescer”, afirmou Nuno Cunha.
Desde o início do ano o mercado está a crescer, com maior estabilização nas últimas semanas, mas o responsável de vendas de TV da Samsung admite que o maior impacto de uma eventual retração no consumo se vai sentir nas gamas de preços mais baixas. “Os produtos com qualidade continuam a crescer semana após semana e nesta área somos muito fortes”, adianta, lembrando que a Samsung já não tem oferta nas gamas de dimensões mais reduzidas.
A proximidade com o Mundial 2022, que este ano se realiza no último trimestre, contribui para as expectativas positivas para o mercado. Vai coincidir com o período de Natal e da Black Friday, normalmente momentos altos de vendas de TV, e por isso Nuno Cunha afirma que “vamos tentar criar ofertas distintas para conseguir alavancar este período promocional”, reconhecendo que o mercado português é muito reativo às promoções e ofertas, embora identifique uma mudança nas tendências, com mais cuidado com o produto escolhido e aposta na qualidade.
Nuno Cunha explicou também ao SAPO TEK que a área do gaming é uma aposta forte na nova linha Neo QLED, que tem dois televisores pensados para quem gosta de jogar com dimensões de 43 e 50 polegadas e com funcionalidades específicas para tirar mais partido dos jogos, mas que também juntam o melhor de dois mundos com a qualidade de imagem e o ecossistema doméstico.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários