
A adoção de um modelo de organização orientado a processos ainda não é muito comum em Portugal, apesar de já existirem bons exemplos e de muitas empresas mostrarem curiosidade e interesse no modelo definido pelo Business Process Management (BPM). A delegação portuguesa da ABPMP (a associação de profissionais de BPM) quer apostar na formação e na certificação de profissionais e tem já um calendário de cursos e exames definido, em parceria com a AEP.
“Os países anglo saxónicos estão mais avançados no BPM, mas Portugal está ao mesmo nível de outros países europeus, exceto da Alemanha, que tem já práticas mais desenvolvidas nesta área”, explicou ao TeK Carlos Araújo, presidente da delegação portuguesa da associação norte-americana.
A aposta na certificação das competências dos profissionais, e na divulgação do modelo de organização junto de empresas e organismos portugueses, é uma das estratégias da associação para aumentar a adoção de BPM e a implementação de estruturas alinhadas a processos em vez da tradicional organização por hierarquias verticais.
Algumas empresas em Portugal já perceberam as vantagens do BPM e têm vindo a seguir as práticas definidas por este modelo. A Sonae é um dos bons exemplos referidos por Carlos Araújo, que aponta também o BCP, que está a dar os primeiros passos em alguns departamentos e o Ministério da Educação, para além de algumas autarquias.
“Muitas empresas vêm o BPM como uma forma de reduzir custos, e nesta conjuntura económica essa perspetiva é muito aliciante, mas o BPM é mais do que isso, é uma oportunidade de evoluir e de tornar a empresa mais competitiva”, sublinha Carlos Araújo, adiantando ainda que a adoção de uma estrutura orientada a processos pode ser uma grande vantagem em processos de internacionalização.
A associação tem agora como meta aumentar o número de profissionais certificados em Portugal, já que o número é ainda muito limitado e ronda os 15 a 20. “O objetivo é chegar as 80 profissionais certificados em 2013, mas é uma meta ambiciosa”, confessa.
A inclusão de disciplinas de BPM em cursos universitários e até o desenvolvimento de mestrados específicos nesta área faz também parte dos projetos que a associação quer desenvolver a médio prazo.
Para já estão calendarizadas várias ações de formação para a certificação para os próximos meses, cujas inscrições podem ser feitas através do site da AEP. Em abril vai realizar-se a primeira edição do Boot Camp da associação.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Peugeot renova o 308: novo rosto, mais tecnologia e autonomia elétrica reforçada -
App do dia
Silver and Blood: Histórias de vampiros num jogo de estratégia tático por turnos -
Site do dia
Transforme as fotos de perfil das redes sociais em imagens de Funko Pops ou estilo GTA 6 -
How to TEK
Explore o seu passado digital: 5 truques eficazes do Google Fotos para “viajar no tempo”
Comentários