Todos sabemos que ao manter os aparelhos, como televisores, boxes de TV, computadores e outros equipamentos em modo de descanso (standby) gastam energia, uma vez que não foram totalmente desligados da corrente. Mas talvez esteja na hora de pensar quais são aqueles que deve mesmo manter em standby, pois pode poupar na conta da eletricidade no final do mês.

Um estudo da União Europeia, partilhado pela Selectra, o consumo médio de energia dos equipamentos elétricos em standby representam cerca de 11% do consumo total de energia numa habitação. A especialista em comparação de preços fez uma estimativa considerando alguns aparelhos com base numa potência contratada de 6,9 kVA, que é a aconselhada para uma família com dois adultos e duas crianças.

Para perceber o impacto, foram selecionados aparelhos de uso comum numa habitação de uma família com esta dimensão: um computador fixo, portátil, uma consola, o televisor, um carregador de telemóvel, a box da operadora de internet e o micro-ondas. Para esta estatística foi considerado o tempo médio de utilização em modo standby de 16 horas por dia.

Consumo de energia
Fonte: Selectra

Nas contas da Selectra, manter estes aparelhos em standby resultaram num aumento médio de 11,68 euros por mês, considerando uma tarifa de eletricidade simples. Por ano, o valor é de 140,21 euros que desperdiçou em eletricidade com os equipamentos a gastarem sem serem utilizados.

Considerando que muitas famílias têm mais smartphones, portáteis, monitores e outros aparelhos que podem ficar em standby, este valor pode aumentar, caso a caso. Nesse cenário, a Selectra adicionou mais um computador fixo, três carregadores e uma televisão com box. O valor mensal subiu para 19,34 euros e o anual para 232,03 euros.

No quadro que acompanha o teste, uma consola pode gastar 2,38 euros por mês na tarifa simples, mas uma Box de TV pode gastar o dobro, 4,45 euros por mês nas contas da Selectra. Assim, os equipamentos que gastam mais são a box de TV, a consola e o computador fixo.