A AT&T anunciou que irá reduzir mais 20 por cento dos seus funcionários, que se juntam a mais alguns milhares, num total de 12.500 despedimentos previstos para 2004. O número, que supera as previsões iniciais da companhia, segundo as quais as reduções de pessoal deveriam apenas atingir 4.500 empregados, representa cerca de um quinto do total da força laboral da operadora de telecomunicações norte americana.



No final do ano a empresa deverá assegurar 49 mil postos de trabalho, contra os 62 mil que tinha do início do ano, uma redução que deverá custar cerca de 1,1 mil milhões de dólares e contribuir para uma redução do valor global da operadora de 11,4 mil milhões de dólares, perto de um quarto dos seus recursos, avança a Associated Press.



Segundo analistas os movimentos da AT&T que se defronta com uma concorrência intensa no negócio fixo e investimentos elevados na modernização da rede, podem significar que a empresa está a querer ganhar eficiência operacional para se tornar um possível alvo de aquisições.



A AT&T é o maior operador americano de longa distância, acumulando 30 milhões de clientes. No início do Verão anunciou uma nova estratégia que passaria a consumir o grosso dos seus investimentos e que consiste na migração do tradicional sistema de telefonia para voz sobre IP.



No final de Junho deste ano os bens da AT&T, que deverão agora ser reavaliados, totalizavam 43,8 mil milhões de dólares, incluindo 22,8 mil milhões em propriedades e equipamento.



Notícias Relacionadas:

2004-03-12 - AT&T inicia serviço telefónico de VoIP CallVantage


2003-12-11 - AT&T planeia captar 1 milhão de clientes com novo serviço de voz sobre IP