Um estudo divulgado hoje pela subsidiária portuguesa da Neoris intitulado "A Modernização Administrativa segundo os Autarcas", revela que 44 por cento dos autarcas nacionais que responderam ao inquérito - num total de 278 Presidentes de Câmaras Municipais - consideram este processo uma necessidade, ao passo que 39 por cento afirmam tratar-se de uma prioridade.



Contudo, e apesar de 37 por cento identificar como sinónimo de modernização administrativa e eGovernment, considerando a maioria que este termo consiste numa forma de servir o cidadão, a opinião geral é que ainda subsistem alguns obstáculos para que a modernização administrativa se torne uma realidade em Portugal, como a resistência às alterações do próprio sistema e a escassez de recursos.



Aliás, este estudo da Neoris Portugal, que visa indicar o estado de adopção das novas tecnologias da informação e da comunicação pela Administração Pública local através da utilização da Internet, demonstra ainda que apesar de os autarcas terem conhecimento dos sistemas de incentivo disponíveis, apontam como principal barreira à implementação de um projecto de modernização administrativa a falta de verbas financeiras.



Para a realização deste estudo, foi criada uma base de dados na qual foram analisados e classificados todos os sites das autarquias. Para além disso, realizou-se ainda uma consulta directa contando com a participação de todos os autarcas, de modo a que pudessem transmitir a sua opinião sobre a situação actual.



O estudo conclui que, apesar de todas estas dificuldades, os autarcas e o Governo português estão sensibilizados e motivados para a necessidade de começarem a prestar serviços electrónicos aos munícipes e cidadãos.


Notícias Relacionadas:

2002-09-10 - Grupo de Trabalho para eGovernment confirmado por ministro da presidência

2002-09-09 - Governo português quer grupo de trabalho para eGovernment

2002-01-22 - Neoris adopta novo modelo estratégico vertical Go To Market

2001-04-05 - Sites das Autarquias com actualização deficiente

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.