No final do ano passado, a Yahoo Japão informou os reguladores daquele país sobre os problemas relacionados com a plataforma online Game Plus, um serviço exclusivo daquele país que permite aos utilizadores jogar sem baixar aplicações, lançado em julho.

Agora, a Comissão de Comércio Justo e o Ministério da Indústria japoneses estão a investigar a Apple por supostamente ter pressionado a Yahoo Japão a abandonar a plataforma de jogos que concorre com a App Store, noticiou esta quinta-feira o jornal Nikkei.

Cerca de 50 empresas aderiram ao projeto, com a Yahoo a ter intenções de o expandir para outras áreas graças à sua rede de mais de 60 milhões de utilizadores ativos por mês e a partir dos quais iria recolher uma série de dados para ajudar as editoras na comercialização.

No entanto, a empresa terá sido obrigada a abandonar a plataforma, tendo cortado abruptamente o seu orçamento para a Game Plus no outono e quase abandonado as ações de promoção do serviço.

De acordo com o jornal Nikkei, a Yahoo disse a vários parceiros que essa decisão se prendeu com pressões da Apple, da qual depende para obter parte de seus lucros com vendas feitas através da App Store. A marca da maçã terá visto na plataforma da Yahoo uma ameaça para a rede de fornecedores e anunciantes que tem na sua loja de apps.

Já em julho, a Comissão do Comércio Justo revelou que a Apple tinha forçado fornecedores de serviços móveis no Japão a vender os seus iPhone a baixo preço e a cobrar taxas mensais mais caras, limitando as opções dos consumidores e a concorrência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.