Um ano depois da sua criação, 79 por cento das medidas do Plano Tecnológico estão já em execução ou concluídas, sendo que as restantes 21 por cento estão ainda em preparação. O balanço do Plano é hoje apresentado ao conselho Consultivo do Plano Tecnológico e está disponível para consulta no site da iniciativa, que foi também renovado com mais informação.

O conselho consultivo do Plano Tecnológico reúne hoje pela primeira vez e integra 39 membros do mundo empresarial, político, e académico, sendo presidido pelo primeiro-ministro José Sócrates.

O relatório apresenta os progressos medida a medida, sendo realçado no documento que "o Plano Tecnológico é uma agenda em plena execução" mas que "a sua ambição como motor de mudança estrutural exige persistência e partilha".

Muitas das medidas que estão em execução foram já largamente divulgadas, como o Programa InovJovem ou a iniciativa de Webização da comunidade empresarial, mais conhecida por MegaRede. Outras fazem parte de iniciativas conjuntas, como o Documento único automóvel, ou o Portal NetEmprego.

Entre as medidas que estão ainda em preparação, a sua grande maioria aguarda por verbas do Quadro de Referência de Estratégia Nacional (QREN) 2007-2013, que disponibilizará 19 mil milhões de euros, 60 por cento dos quais se destinam ao PT, justifica o documento.

Notícias Relacionadas:

2006-07-17 - Marca na Hora reduz tempo de registo com recurso a bolsa de nomes disponíveis

2005-05-31 - Primeiras medidas concretas para o Plano Tecnológico serão apresentadas no Outono