O Portugal Digital Summit regressou este ano ao formato presencial, numa edição que marcou a estreia no Norte do país do evento promovido pela ACEPI. Entre os dias 17 e 18 de outubro, passaram pela Exponor, em Matosinhos, mais de 2.000 participantes, que puderam assistir a diferentes painéis de debate, divididos por três palcos, mas também visitar a área de exposição e “confraternizar” uns com os outros.

“As pessoas valorizam muito a possibilidade de networking destes eventos e nós conseguimos fazer um misto das duas coisas”, referiu Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, em entrevista ao SAPO TEK. “Quem esteve a assistir presencialmente teve a exposição, teve oportunidade de escolher entre os temas dos três palcos; quem esteve em casa pôde ver o melhor dos vários momentos e ver estas entrevistas, que quem estava aqui não assistiu”.

Durante o período de pandemia, o Portugal Digital Summit chegou a ter uma edição totalmente online, “que foi uma ótima experiência porque permitiu perceber como a transmissão live pode ser potenciadora para alcançar outras audiências, que normalmente não vêm a estes eventos”, acrescentou Alexandre Nilo Fonseca.

A estreia do Portugal Digital Summit no Norte do país também mereceu destaque, “é importante entendermos que este é um tecido empresarial onde temos perfis muito diferentes de empresa, umas talvez altamente digitais, (…) mas depois por outro lado temos um tecido empresarial se calhar mais envelhecido, mais tradicional, onde o digital ainda não entrou”.

A propósito, o Portugal Digital Summit acolheu também o anúncio do programa “Acelerar o Norte”, uma iniciativa em consórcio destinada a promover a digitalização dos setores do comércio, serviços e restauração no norte do país.

Neste momento “se um comerciante, um lojista, uma empresa não tiver os seus processos de contacto digital com o mercado vai perder clientes e no limite pode vir a desaparecer”, afirmou Alexandre Nilo Fonseca. O projeto tem a ambição de ajudar esses negócios com vouchers e, nomeadamente, com testes de maturidade digital, para diagnosticar áreas de intervenção, “porque uma florista, se calhar, não necessita das mesmas coisas que uma oficina de automóveis”.

Veja entrevista completa em vídeo a Alexandre Nilo Fonseca

O SAPO TEK acompanhou os dois dias do Portugal Digital Summit’23, a partir da Exponor. Aceda a todas as notícias e entrevistas aqui.

Clique para ver os momentos principais do Portugal Digital Summit’23