A Mind Source, empresa especializada em projetos de consultadoria de Tecnologias de Informação e Processos de Negócio, revelou os resultados de 2020. Segundo Rui Reis, diretor executivo da Mind Source, o ano de 2020 foi de grandes desafios devido à pandemia, que obrigou a alterar o comportamento e a forma de trabalhar da empresa. Ainda assim, registou um crescimento de 7,4%, com um volume de negócios de 10,3 milhões de euros e uma rentabilidade superior a 5%. As áreas da Banca e Seguros registaram um grande crescimento face ao ano anterior, tendo contribuído para o ano positivo da empresa.

O crescimento da Mind Source durante 2020 foi acompanhado pelo seu posicionamento no norte do país, com a abertura de um novo escritório no Porto em fevereiro de 2020. A empresa investiu também em formação e certificação: somou mais 39 certificações, em mais de 4.500 horas de formação. A empresa pretende reforçar as suas equipas, sejam comerciais ou técnicas, para maior dinâmica comercial. Ainda assim, Rui Reis destaca a mudança de paradigma da empresa na adoção de teletrabalho, deixando um agradecimento à equipa pela sua resiliência.

A empresa prevê agora uma continuidade do trabalho, procurando responder com mais eficácia aos desafios, salientando que 2021 não vai ser muito diferente ao seu ano anterior. Em setembro de 2020, a empresa previu um regresso à normalidade em 2021, mas em janeiro acabou por mudar a ideia, com a nova vaga da pandemia. “Se em fevereiro de 2020 estávamos motivados e cheios de adrenalina para enfrentar o desconhecido, neste momento, nesta terceira vaga as motivações estão em baixo, as equipas estão cansadas e as famílias estão igualmente cansadas”, referindo que a empresa procura encontrar novas formas para motivar os colaboradores e manter as equipas na melhor forma possível.

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Rui Reis, diretor executivo da Mind Source.

Nesse sentido, a empresa concebeu o programa Health Program, com incentivos para aproximar as equipas, com Talks e Workshops remotos, consultas de apoio psicológico, consultas nutricionais, kits de higienização e apoio Home Office, como algumas das medidas tomadas. Num estudo que a empresa realizou, chegou à conclusão que o regime híbrido será adotado no futuro, com alguns dias de teletrabalho e outros na empresa. Rui Reis destaca ainda que empresa foi distinguida (pelo 10º ano consecutivo) com distinções de melhor empresa para trabalhar em Portugal pela Great Place to Work Institute.

Manter o valor do volume de negócios é o objetivo principal de 2021  

Ainda na análise ao triénio 2019-2021, em 2021 a empresa quer consolidar o seu core business e investir na excelência operacional, certificação de metodologias, definição de processos e procedimentos internos, assim como uma comunicação forte e consistente para o mercado, de forma a adicionar valor ao cliente. A empresa procura um crescimento sustentado, apostando na diversificação e chegar aos mesmos 10 milhões de euros alcançados anteriormente, frisando que seria positivo ultrapassar esse valor.

A empresa pretende também dar melhores condições de teletrabalho, seja no acesso às aplicações ou melhoria nas comunicações. Depois da abertura da operação no Porto, em 2021 pretende reforçar a equipa e contratar mais pessoas, a nível da gestão, comercial e recursos humanos. Pretende reforçar as equipas na área de formação, sejam em técnicos como em soft skills.

Salientando as tendências de 2021, a empresa prevê um crescimento de infraestruturas baseadas em cloud, o Internet of Behavior (IoB) e a Cibersegurança como temas de um mundo cada vez mais digital. A aceleração da automatização e hiperautomatização, e por fim, o trabalho remoto são outras tendências importantes. Rui Reis refere que Portugal não era um país com tendência de teletrabalho, sobretudo ao nível da banca, mas que em 2020 houve uma grande mudança de paradigma e as empresas tiveram de se adaptar rapidamente.

Ainda no que diz respeito a metas para 2021, a empresa pretende desenvolver um portal de reclamações, para que as empresas possam fazer a gestão de denúncias. Uma aplicação web mobile para que os colaboradores possam interagir num formato de gamificação. A empresa pretende ainda reforçar as ferramentas para o comércio eletrónico, para equilibrar a falta de lojas abertas. Por fim, a empresa quer implementar uma ferramenta de legal report, para os relatórios obrigatórios das organizações.

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