
O sector financeiro português reduziu em 13,8 por cento os gastos com Tecnologias da Informação e Comunicação, revela um estudo publicado hoje pela IDC. O subsector da Banca, que representa 75 por cento do investimento, despendeu menos 12,3 por cento em tecnologia do que no ano anterior.
Os números dizem respeito aos investimentos durante 2009 e revelam que - apesar de uma ligeira subida no que respeita aos gastos com software, onde o sector investiu mais 2,4 por cento que no período homólogo - áreas como os serviços, comunicações ou hardware foram bastante castigados pelos cortes orçamentais.
No que respeita aos serviços informáticos (que representam 40% do total) as despesas baixaram 12,1 por cento, nos serviços de comunicações os foram na ordem dos 16,2 por cento e no hardware - onde se regista a maior redução - atingem mesmo os 31,5 por cento.
No total, o sector gastou, no total, 953,2 milhões de euros com as TIC em 2009, enquanto um ano antes as despesas se situavam nos 1.106 milhões. Recorde-se que o sector financeiro, composto por bancos e seguradoras, é responsável por 75 por cento do total dos investimentos nacionais em Tecnologias de Informação e Comunicação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários