Bandora Systems, Enhanced Fertility, iLoF, Mantis-AI e Musiversal foram as cinco empresas que hoje participaram na pitch competition que decorreu a par do CEO Summit, a conferência anual da CTA que este ano se realiza em Lisboa. O evento de acesso reservado a CEOs e executivos de grandes empresas do sector da tecnologia vai estar na capital até dia 26 de junho com um programa onde se destacam temas ligados ao futuro do sector.

As cinco startups foram avaliadas por um painel de investidores onde se contam a Beta-i, 3xP Global Investments, COREangels, Bynd Venture Capital e Digital Portugal Ventures que assistiram às apresentações esta tarde. Kinsey Fabrizio, presidente da Consumer Technology Association (CTA) defendeu que o nível de qualidade das apresentações foi muito elevado e que era difícil escolher a vencedora. "São todas muito relevantes, podiam estar todas na CES2026", adiantou ao TEK, à margem do evento.

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A Bandora acabou por ser a vencedora desta competição com a sua plataforma SaaS para optimizar o consumo de energia nos edifícios e ganhou um espaço de exibição no Eureka Park, na CES 2026 que decorre em Las Vegas entre 6 e 9 de janeiro do próximo ano.

"Espero que no próximo ano já possamos estar em Las Vegas com a nossa ronda de investimento fechada [...] e depois da prova de conceito em datacenters, acho que podemos falar!", disse Márcia Pereira depois de receber o prémio.

À margem do evento, a CEO da Bandora explica que já está a trabalhar no mercado norte americano e que a intenção é abrir uma empresa local. Este prémio vem abrir mais portas, com a presença na CES e o marketing e comunicação que resultam do "apadrinhamento da CTA, justifica Márcia Pereira ao TEK.

"Os nosso clientes estão lá e percebemos que com o mesmo esforço para angariar um cliente chegamos a uma dimensão diferente. enquanto cá um franchisado pode ter 6 ou 7 lojas, lá pode chegar às dezenas", refere

A empresa já fez um projeto piloto nas cadeias de fast food Daves Hot Chicken e Dunkin’ Donuts com a Lufrankton LLC, um grupo de franchising que gere mais de 57 lojas na costa leste dos EUA. Os primeiros passos estão dados e foram impulsionados pelo recente investimento de 100 mil euros da HearstLab, da Hearst Corporation, um dos maiores grupos de media, informação e serviços do mundo, com presença em 40 países. A primeira ronda de investimento para apoiar a expansão está agora agendada para o último trimestre deste ano e Márcia Pereira diz que está a preparar essa fase para ter tudo pronto antes da CES.

"O nosso produto pode ser instalado em qualquer lado mas claramente o nosso mercado tem de ser maior para conseguir escalar com a velocidade que pretendemos", admite a CEO da Bandora.

A Bandora tinha estado em Las Vegas na Ai4, em agosto do ano passado, aproveitando o momento em que submeteu a primeira patente para divulgar a tecnologia, e  Márcia Pereira diz que essa experiência correu muito bem, recolhendo "feedbacks incríveis" e fechando um cliente norte americanos com mais de 300 lojas de óptica.

Para além das soluções para lojas, que está atualmente a comercializar, a Bandora quer alargar a tecnologia aos centros de dados e vai fazer uma prova de conceito num datacenter em Portugal, garantindo a privacidade e segurança para além da eficiência energética.

CEO Summit em Lisboa a destacar empreendedorismo

A Associação da Eletrónica de Consumo (CTA na sigla para Consumer Tech Association) conta com mais de 1.300 associados nesta área e organiza a CES, uma das principais feiras de tecnologia a nível global. Este ano optou por fazer em Lisboa o CEO Summit depois de Estocolmo e Florença.

"Lisboa é uma das capitais de inovação da Europa e o local perfeito para acolher esta competição de startups", afirma Gary Shapiro, CEO e vice presidente CTA que quer ver mais empresas portuguesas em Las Vegas, no Eureka Park.

Kinsey Fabrizio adiantou mesmo que era interessante ter um pavilhão de empresas portuguesas, que se justifica pelo potencial das startups que estiveram hoje no CEO Summit. No Eureka Park a CES conta com mais de 400 startups e mais de 20 países, alguns com pavilhões próprios.

"O pavilhão Eureka é uma das áreas mais excitantes da CES, com muita energia, e as startups podem mostrar as suas soluções a um público global", destaca a presidente da CTA.

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 19h18