Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou esta terça-feira, dia 12 de novembro, que a quarta Gigafactory da empresa vai ser construída em Berlim. A notícia é dada numa altura em que a terceira está prestes a ser finalizada e apenas dois anos depois da inauguração da primeira.

Esta será o segundo ponto de produção da empresa no estrangeiro. As primeiras duas fábricas estão localizadas em Reno, Nevada e em Buffalo, Nova Iorque, ao passo que a terceira fica na cidade chinesa de Xangai.

Tesla multada por violação de regras de desperdícios perigosos na sua fábrica
Tesla multada por violação de regras de desperdícios perigosos na sua fábrica
Ver artigo

Musk passou os últimos quatro anos a sugerir a abertura de uma fábrica na Europa, sendo que a possibilidade de Portugal vir a servir de destino para a mesma levou um grupo de 47 mil entusiastas a formar-se no Facebook para ajudar a atrair a gigante norte-americana para o país. No entanto, há cerca de um ano que se fala do facto de a empresa estar em conversações com a Alemanha e a Holanda, sendo que a indústria automóvel do país germânico terá sido um argumento de peso para a tomada de decisão.

A Tesla estima que a Gigafactory alemã esteja operacional em 2021. A infraestrutura será preparada para produzir os conhecidos Model 3 e Model Y.

Note que esta é apenas a quarta Gigafactory da Tesla, o que não significa que seja a sua quarta fábrica no total. A empresa quer abrir pelo menos 12 destas ao longo dos próximos anos, mas, atualmente, recorre a uma antiga fábrica da Toyota, em Fremont, Califórnia, para produzir os seus veículos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.