De forma gradual Bill Gates vai deixar as suas funções na Microsoft até 2008, altura em que se dedicará a tempo inteiro à fundação Bill & Melinda Gates. A comunicação foi feita ontem depois do fecho da bolsa norte-americana e marca uma viragem importante na empresa que fundou há 30 anos e se tornou entretanto a companhia de software mais poderosa do mundo.

Bill Gates vai deixar imediatamente a sua posição de Chief Software Architect, delegando esta função em Ray Ozzie, até agora Chief Technical Officer, ao mesmo tempo que é criado o posto de Chief Research and Strategy Officer para Craig Mundie, que vai assumir as responsabilidades a área de investigação e incubação de ideias.

Até 2008 o fundador da Microsoft vai manter o seu emprego a tempo inteiro na empresa, acompanhando a transição das suas responsabilidades para Ray Ozzie e Craig Mundie, mas daqui a um ano estes irão passar a reportar directamente a Steve Ballmer, CEO da empresa.

A partir de 2008 Bill Gates passará a trabalhar na Microsoft apenas a tempo parcial, mantendo porém o cargo de presidente do conselho de administração. Nessa altura o fundador da Microsoft vai dedicar-se mais intensamente à fundação Biil & Melinda Gates, até agora gerida pelo sogro.

Na conferência de imprensa que ontem se realizou Bill Gates afirmou que o futuro da Microsoft é tão claro como antes e notou que o seu papel na empresa foi sofrendo alterações a longo dos 30 anos de existência, desde a altura em que revia todas as linhas de código e que embora goste de pensar que ainda tem muita influência na vida da empresa, na realidade a maior parte dos produtos estão já nas mãos de outras pessoas.

Bill Gates tinha delegado a direcção executiva da empresa em Steve Ballmer em Janeiro de 2000, assumindo progressivamente tarefas mais viradas para o desenvolvimento de novos produtos e estratégia. Já em 2005 a Microsoft tinha comprado a Groove de Ray Ozzie, integrando na empresa o seu talento de desenvolvimento de software, o que foi desde logo visto como um psso importante para a renovação da companhia.

Notícias Relacionadas:

2006-02-01 - Protocolo com Governo português é o mais amplo assinado pela Microsoft com um Estado

2005-03-10 - Microsoft compra Groove Networks e contrata Ray Ozzie

2000-08-11 - Nova reorganização na Microsoft