Bill Gates, fundador da Microsoft, continua no topo da lista dos mais ricos dos Estados Unidos. Com 53 anos acumula uma fortuna avaliada em 50 mil milhões de dólares e lidera a tabela da Forbes pelo 16º ano consecutivo, ainda que no último ano tenha perdido 7 mil milhões de dólares.

As perdas aliás são generalizadas. Entre os 400 mais ricos da América que integram a lista, as perdas ao longo dos últimos 12 meses somaram os 300 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 205 mil milhões de euros. Mesmo assim, todas juntas estas fortunas somam 1,27 triliões de dólares (1,17 biliões de euros).

Entre os mais ricos dos Estados Unidos há vários outros homens da tecnologia, como é o caso do patrão da Oracle, Lawrence Ellison, que ocupa o terceiro lugar da tabela com uma fortuna avaliada em 27 mil milhões de dólares.

Descendo algumas posições na tabela é possível encontrar outros nomes da tecnologia como os fundadores da Google, Sergey Brin e Larrry Page, cujas fortunas valem 15,3 mil milhões de dólares, o que lhes vale a 11 e 12ª posições da tabela.

Logo a seguir surgem Michael Dell e Steve Ballmer, o fundador da Dell e o actual presidente executivo da Microsoft, que estão na 13ª e 14ª posições da tabela com fortunas avaliadas em 14,5 e 13,3 mil milhões de dólares, respectivamente.