A eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos fez disparar o valor das criptomoedas. A Bitcoin, que dava sinais de valorização significativa nos meses anteriores, chegou no início de dezembro aos 100 mil dólares de valor, um registo histórico.

indústria dos ativos digitais foi a que mais financiou a candidatura de Trump à Casa Branca, segundo dados divulgados antes das eleições.Durante a campanha, o candidato foi deixando clara a intenção de mudar a política americana nesta área e criar condições para acelerar o desenvolvimento do mercado. No seu estilo habitual, Trump chegou a anunciar que ia fazer dos Estados Unidos a “maior capital cripto do planeta e a superpotência bitcoin no mundo”.

Bitcoin chega aos 100 mil dólares: Mudanças no horizonte afetam Europa ou o ritmo de emissão da moeda?
Bitcoin chega aos 100 mil dólares: Mudanças no horizonte afetam Europa ou o ritmo de emissão da moeda?
Ver artigo

Semanas depois, parece que tudo voltou à normalidade antes da eleição, apagando praticamente os ganhos somados desde a excitação inicial dos mercados. A Reuters refere que alguns analistas dizem que o mercado vai permanecer moderado, pelo menos até receber um sinal de alta, tais como indicações de que a Reserva Federal dos Estados Unidos planeie cortar os juros ou por outro lado, uma estrutura regulatória favorável ao cripto da administração de Donald Trump.

Pouco mais de um mês de ter atingido o pico de valorização, a 20 de janeiro, a Bitcoint caiu 21%, regressando aos níveis semelhantes ao período imediatamente anterior as eleições presidenciais nos Estados Unidos em novembro. Mas se o Bitcoin é um indicador, outras criptomoedas ainda caíram mais rapidamente, na ordem dos 40% desde dezembro. A criptomoeda de Donald Trump, a $TRUMP, atingiu os 11,7 mil milhões de dólares de valor de mercado no dia da sua tomada de posse, desvalorizou agora 80%.

Criptomoeda de Donald Trump atinge 11,7 mil milhões de dólares de valor de mercado no dia da tomada de posse
Criptomoeda de Donald Trump atinge 11,7 mil milhões de dólares de valor de mercado no dia da tomada de posse
Ver artigo

Os analistas estão agora mais cautelosos sobre as promessas feitas às criptomoedas durante a campanha. Já com Trump na presidência, a SEC desistiu das investigações às empresas do sector e até cancelou uma ação judicial contra a Coinbase, considerada a maior corretora de cripto do país. Os analistas dizem que essas medidas não tiveram muito impacto no preço dos ativos e as expetativas sobre as medidas de Trump podem ter sido muito elevadas.

A incerteza dos mercados, com as constantes ameaças de aumentos de tarifas, é outro fator que tem contribuído para a baixa da criptomoedas. E desde dezembro, o mercado de cripto caiu em perto de 1 bilião de dólares, numa capitalização total do mercado em cerca de 2,76 biliões de dólares, segundo a CoinMarketCap, aponta a Reuters.