A eleição de Donald Trump, que toma hoje posse como presidente dos Estados Unidos, fez mexer o mercado das criptomoedas. De recordar que esta indústria pagou grande parte da campanha republicana e o magnata lançou a sua própria criptomoeda na última sexta-feira, o $TRUMP. Ainda em vésperas de tomar posse, a Primeira Dama, Melania Trump também lançou uma criptomoeda, a $MELANIA, baseada na blockchain Solana.
Com a chegada de Donald Trump à Casa Branca, o valor da criptomoeda disparou, valendo esta segunda-feira 11,7 mil milhões de dólares, avança a Reuters. Cada $TRUMP valia, no início da manhã 58,56 dólares, somando um valor de capitalização de mercado de quase 12 mil milhões de dólares. A plataforma CoinMarketCap coloca o $TRUMP como a 18ª maior criptomoeda do mercado.
Já a criptomoeda $MELANIA foi transacionada a 12,03 dólares, atingindo uma capitalização de mercado de 1,9 mil milhões de dólares. A Bitcoin apanhou a boleia e atingiu um novo recorde de valorização, registando um valor de 109.071,86 dólares, um aumento de 10% no último mês, tendo ultrapassado a barreira dos 100 mil dólares no início de dezembro.
O $TRUMP tem uma imagem relativa à tentativa de assassinato que sofreu em julho de 2024, durante um comício de campanha. A Reuters aponta que 80% do total dos tokens são pertencentes à CIC Digital LCC, uma afiliada da organização de Trump e outra empresa chamada Fight Fight Fight LCC.
Apesar de inicialmente ser contra a indústria das criptomoedas, tendo mesmo acusado o mercado de ser propício a pagamentos no negócio da droga, muito mudou durante a campanha presidencial em 2024, passando a aceitar donativos em forma de cripto. A BBC diz que Donald Trump pretende criar novos regulamentos financeiros, tendo agora uma posição mais positiva em relação aos ativos digitais.
A comunidade de cripto vê a entrada de Trump neste mercado com alguma desconfiança. O analista independente Justin D'Anethan, sedeado em Hong Kong, diz que o token do presidente dos Estados Unidos abriu uma caixa de Pandora nas questões éticas e regulatórias e que atenua as linhas entre governança, lucro e influência. Questiona ainda se devem as figuras públicas, especialmente deste quadrante político, entrar neste tipo de mercado especulativo.
Também há quem veja o plano de Trump com bons olhos, esperando que possa assinar ordens executivas que atenuem os regulamentos que bloqueiam as criptomoedas e que promovam a adoção dos ativos digitais.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários