O valor da Bitcoin e de outras criptomoedas está em “queda-livre”. Além do impacto do recente anúncio de Elon Musk, que suspendeu o pagamento de veículos da Tesla com Bitcoin, a China anunciou uma nova regra que proíbe instituições financeiras e empresas de pagamentos de disponibilizarem serviços relacionados com a transação de criptomoedas, alertando também os investidores para os perigos das cripto-transações especulativas.

A Reuters avança que a decisão visa múltiplas entidades, de bancos a canais de pagamento online. “Recentemente, os preços das criptomoedas têm vindo a disparar e a cair com a especulação a ganhar uma nova força, infringindo seriamente a segurança da propriedade dos cidadãos e causando disrupções na ordem económica e financeira”, sublinham as três entidades do governo chinês que anunciaram a medida.

Nesta quarta-feira, 19 de maio, o valor da Bitcoin acabou por cair abaixo dos 40.000 dólares pela primeira vez em 14 semanas, com a sua cotação a chegar num dos momentos mais baixos aos 39.016 dólares.

Mas a Bitcoin não foi a única. A criptomoeda da Ethereum, Ether, registou uma desvalorização de 15%, passando para os 2.930 dólares. Já o valor da Dogecoin também caiu 17%, com a moeda a valer apenas 0,40 dólares.

Recorde-se que a popularidade da Bitcoin levou a uma corrida à sua mineração, esgotando componentes de hardware, como placas gráficas da NVidia, e consumindo um nível elevado de energia. Estima-se mesmo que a mineração de Bitcoin consome já mais energia do que a Argentina. O consumo equivale a 0,5% de toda a energia produzida anualmente no planeta.

Tesla suspende venda de veículos através de Bitcoin por questões ambientais
Tesla suspende venda de veículos através de Bitcoin por questões ambientais
Ver artigo

A questão ambiental foi precisamente o que esteve por trás da recente decisão de Elon Musk em relação aos pagamentos em Bitcoin.  Numa mensagem partilhada no Twitter, o empresário publicou o novo posicionamento da fabricante de automóveis, que refere estar preocupada com o rápido aumento no uso de combustíveis fósseis para mineração e transações da Bitcoin, especialmente o carvão, que tem a maior taxa de emissões.

Há também mais um elemento que poderá a levar à desvalorização da Bitcoin, mas também a um aumento das medidas tomadas por reguladores. De acordo com os investigadores da Eliptic, o DarkSide, o grupo de ciberciminosos do recente ataque à Colonial Pipeline, terá recebido uma quantia de 90 milhões de dólares em Bitcoin antes do incidente que paralisou um dos maiores oleodutos dos Estados Unidos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.