A mais popular das criptomoedas brilhou este fim-de-semana, atingindo valores recorde. No domingo, um Bitcoin chegou a valer 49.694 dólares, qualquer coisa como 40.930 euros. A escalada da moeda virtual permitiu uma valorização de 70%, apenas desde o início do ano, pelas contas da Bloomberg. Já em janeiro tinha atingido valores recorde. 

Mas nem só para o Bitcoin 2021 tem sido um bom ano, até agora. O concorrente Ether também atingiu um recorde este domingo, ao acumular ganhos de 150% nos últimos 12 meses, segundo a agência.    

O entusiasmo em torno das moedas digitais tem-se acentuado ao longo dos últimos meses, e este parece ser cada vez mais visto como um investimento seguro em tempos de crise, um estatuto que metais preciosos como o ouro também costuma ter. 

Casas de investimento de referência têm integrado as moedas digitais nos seus portefólios de investimento, porque o perfil de quem procura este tipo de investimento também está a mudar.  

Bitcoin bate novo recorde e atinge os 23 mil dólares
Bitcoin bate novo recorde e atinge os 23 mil dólares
Ver artigo

“Hoje temos muitos milionários a elogiar o bitcoin e fundos de investimento que asseguram posições significativas no valor de centenas de milhões. Os grandes jogadores que em tempos estiveram muito distantes do bitcoin e foram grandes críticos estão agora a juntar-se à corrida", referia à CNBC Eric Demuth, CEO da aplicação Bitpanda, em dezembro, comentando já o tema. 

Nas últimas semanas as notícias que deram conta do investimento, ou da intenção de investir em bitcoins de nomes como a Morgan Stanley ou a Tesla também são vistos como cruciais na escalada das moedas virtuais que, mês após mês têm batido recordes, com muitos analistas a concordar que longe vão os tempos em que o crescimento das criptomoedas se fazia às custas de especulação e investidores de retalho. 

A semana que passou ficou marcada pela revelação do investimento da Tesla, que alocou 1,5 mil milhões de dólares ao Bitcoin, uma aposta vista como ousada e como tal pouco suscetível de ser seguida por outros players do sector. Mas que chegou para mexer no mercado, disso parecem não restar dúvidas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.