A mais popular das criptomoedas brilhou este fim-de-semana, atingindo valores recorde. No domingo, um Bitcoin chegou a valer 49.694 dólares, qualquer coisa como 40.930 euros. A escalada da moeda virtual permitiu uma valorização de 70%, apenas desde o início do ano, pelas contas da Bloomberg. Já em janeiro tinha atingido valores recorde. 

Mas nem só para o Bitcoin 2021 tem sido um bom ano, até agora. O concorrente Ether também atingiu um recorde este domingo, ao acumular ganhos de 150% nos últimos 12 meses, segundo a agência.    

O entusiasmo em torno das moedas digitais tem-se acentuado ao longo dos últimos meses, e este parece ser cada vez mais visto como um investimento seguro em tempos de crise, um estatuto que metais preciosos como o ouro também costuma ter. 

Casas de investimento de referência têm integrado as moedas digitais nos seus portefólios de investimento, porque o perfil de quem procura este tipo de investimento também está a mudar.  

Bitcoin bate novo recorde e atinge os 23 mil dólares
Bitcoin bate novo recorde e atinge os 23 mil dólares
Ver artigo

“Hoje temos muitos milionários a elogiar o bitcoin e fundos de investimento que asseguram posições significativas no valor de centenas de milhões. Os grandes jogadores que em tempos estiveram muito distantes do bitcoin e foram grandes críticos estão agora a juntar-se à corrida", referia à CNBC Eric Demuth, CEO da aplicação Bitpanda, em dezembro, comentando já o tema. 

Nas últimas semanas as notícias que deram conta do investimento, ou da intenção de investir em bitcoins de nomes como a Morgan Stanley ou a Tesla também são vistos como cruciais na escalada das moedas virtuais que, mês após mês têm batido recordes, com muitos analistas a concordar que longe vão os tempos em que o crescimento das criptomoedas se fazia às custas de especulação e investidores de retalho. 

A semana que passou ficou marcada pela revelação do investimento da Tesla, que alocou 1,5 mil milhões de dólares ao Bitcoin, uma aposta vista como ousada e como tal pouco suscetível de ser seguida por outros players do sector. Mas que chegou para mexer no mercado, disso parecem não restar dúvidas.