Para a Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida e negociada, o ano começou “em força”. Em janeiro, já estava a ser negociada acima dos 45.000 dólares, algo que não acontecia desde abril de 2022, e agora volta a atingir um novo valor.

A Reuters avança que, ainda hoje, a criptomoeda estava a ser negociada a 68.500 dólares, conseguindo alcançar um pico de 68.828 dólares, um valor que se aproxima cada vez mais dos máximos atingidos em novembro de 2021.

Entretanto, o valor da criptomoeda voltou a descer, rondando os 66.826 dólares esta manhã. Desde o início do ano que a Bitcoin valorizou mais de 50%, com a aprovação dos primeiros ETFs (Exchange Traded Funds, ou Fundos Negociados em Bolsa, em português) com exposição direta à criptomoeda nos Estados Unidos a dar uma ajuda.

De acordo com a agência noticiosa, a aprovação abriu a porta a novos investidores e voltou a acender o entusiasmo na criptomoeda para níveis semelhantes aos que se registavam em 2021.

Bitcoin: ETFs com exposição direta à criptomoeda aprovados nos Estados Unidos
Bitcoin: ETFs com exposição direta à criptomoeda aprovados nos Estados Unidos
Ver artigo

Recorde-se que, em janeiro, a Securities and Exchange Commission (SEC) aprovou 11 pedidos para ETFs com exposição direta à Bitcoin, feitos por gestoras de ativos como BlackRock, Ark Investments/21Shares, Fidelity, Invesco, ou VanEck.

Os Estados Unidos juntaram-se a um conjunto de países, como Canadá, Alemanha, Brasil ou Austrália, mas também regiões conhecidas como "paraísos fisciais", à semelhança de Jersey, Suíça, Liechtenstein e Guernsey, que já aprovaram este tipo de ETFs. 

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 10h04)